Ministério do Trabalho tenta reduzir acidentes em obras

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Ministério do Trabalho tenta reduzir acidentes em obras

Mensagem por Equipe GdO »

[h3]Ministério do Trabalho tenta reduzir número de acidentes em canteiros de obras[/h3]Em Pernambuco, de janeiro deste ano até agora, cinco operários da construção civil morreram.

Imagem
Clique na imagem para Ampliar.
Foto: Reprodução / TV Globo

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) quer tentar diminuir o número de mortes em acidentes de trabalho. Em Pernambuco, de janeiro deste ano até agora, cinco operários morreram dentro do canteiro de obras. A parceira está sendo feita junto com o sindicato da construção civil.

Números mostram ainda que de janeiro a junho deste ano, 98 obras foram interditadas no Recife por apresentarem algum tipo de risco para os operários.

Os fiscais visitam a obra periodicamente para avaliar as condições de trabalho de todo o grupo e de cada operário. São avaliados detalhes importantes como equipamentos de segurança, documentação e condições das máquinas.

“A partir de denúncias de sindicato ou de pessoas da comunidade que encontram irregularidades deslocamos o auditor para verificar a situação. Dependendo do problema, ele notifica, dá um prazo para regularizar o problema, interdita ou embarga a obra”, explicou a chefe do Setor de Segurança do Trabalhador, Simone Holmes.

Sempre que acontece um acidente de trabalho, a empresa responsável pela obra tem que avisar o INSS, mesmo que não haja afastamento de funcionários. Se isso não for feito, a construtora pode ter que pagar multa por omissão.

Investigar a causa de um acidente pode ajudar a evitar acidentes futuros. “Cada acidente tem que ser analisado para se tirar uma lição do corrido e ele não voltar mais a acontecer. Muitos acidentes sem vítima poderiam ter provocados muitas vítimas e é importante que se analise para evitar outros problemas”, destacou a auditora fiscal Célia Maria de Paula Peña Alfaro.

Fonte: pe360graus
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem