China - Prédio tomba sozinho em Xangai

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

China - Prédio tomba sozinho em Xangai

Mensagem por Leandro »

Recentemente recebi por email fotos de um prédio de 13 andares que havia inclinado lateralmente e tombado no chão, inteiro e praticamente sem desmanchar-se.

Não acreditei e fui à web buscar mais informações acerca do acontecimento e verificar se era verdade através de matérias jornalísticas em fontes de informação confiáveis. Ao que tudo indica, é. Vejam:
O Globo escreveu:
Enviado por Carlos Alberto Teixeira - 7.7.2009 | 10h00m

O prédio que caiu chapado para trás

Um prédio de 13 andares em construção simplesmente “caiu de costas” na manhã de 27 de junho no distrito de Minhang, em Xangai, na China. Um operário morreu.

Testemunhas relataram que o prédio começou a adernar inteiro às 5h30m da manhã, soterrando e matando o operário Xiao, 28 anos, da província de Anhui. Ninguém mais morreu ou se feriu.

— A terra tremeu — disse Zhang Supong, testemunha morando do outro lado do rio próximo ao local. — Mas meu apartamento não sofreu danos ou rachaduras.

As autoridades determinaram a suspensão da obra e iniciaram cuidadosas investigações. Aliás, ainda bem, pois como poderiam continuar a obra com o prédio deitado?

Um outro cidadão, por volta de seu 30 anos de idade e que preferiu ficar na moita, declarou ao “China Daily” que havia acabado de comprar um apartamento no prédio ao lado do que caiu. Diante do acidente, decidiu que irá rescindir o contrato com os construtores.

O prédio caído ficava em local nobre em Xangai, a cinco paradas de metrô do centro da cidade. A valorização do imóvel era equivalente a US$ 2.634 por m[sup]2[/sup].

A mídia local relatou que, no dia anterior ao desabamento, algumas rachaduras foram detectadas na barreira antienchente perto da construção mas, na ocasião, não se soube explicar tais rupturas.

As informações são do “China Daily”.
Vídeo:


Fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Bom, de acordo com as fotos e informações fornecidas, fiquem à vontade para comentar o caso dando sua opinião a respeito.

Fonte: O Globo / China Daily /
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Avatar do usuário
IsaacdeCristo
Parceiro do GdO
Parceiro do GdO
Mensagens: 54
Registrado em: 07 de Agosto de 2009 às 08:29
Localização: Camaçari - Bahia - Brasil
Atividade ou Profissão: Planejamento, execução
Contato:

Re: China - Prédio tomba sozinho em Xangai

Mensagem por IsaacdeCristo »

Caro Leandro,

Está claro, em minha opinião, que o problema foi claramente nas fundações, no sentido e efeito do contraventamento. É como se, tivessem se preocupado apenas com as cargas e compressão (tradicional) quando em alguns casos de locais com muitos ventos, as fundações trabalham também com forte tração... é nesse caso que a estrutura (estacas) parece ter se rompido.
Vai construir, reformar ou investir em imóveis? Leia antes os livros
"CONHECENDO OBRAS"
Autor: Isaac de Cristo - Arquiteto e Urbanista (CAU: 171432-5).

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem