Durabilidade e degradação do concreto

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Durabilidade e degradação do concreto

Mensagem por Equipe GdO »

Durabilidade e degradação do concreto é tema de seminário no Recife

Evento será realizado na próxima terça-feira (16) na sede da Associação Brasileira de Cimento Portland; entre os temas, concreto em ambiente marinho e carbonatação

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) realizam na próxima terça-feira (16) o seminário sobre Durabilidade do Concreto: Ambiente Marinho e Carbonatação. Encontro será realizado na sede da ABCP, na Rua da Aurora, no horário das 17h às 19h30.

O evento vai tratar sobre o concreto, um dos insumos mais presentes na infra-estrutura dos centros urbanos, e a degradação dele por diversos fatores ao longo do tempo, dentre eles a carbonatação e o processo decorrente do contato com águas marinhas.

Quem abre a programação do seminário é o especialista Gibson Meira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Diretor Regional do Instituto Brasileiro do Concreto/PB (Ibracon). Ele abordará “O Concreto em Ambiente Marinho”. Na ocasião, o professor irá relatar trabalhos e experiências desenvolvidos na região quanto à reação, que se dá, principalmente, em estruturas de concreto armado em contato com águas salinas.

Em seguida, haverá uma apresentação sobre a carbonatação proferida pelo especialista no assunto, o professor Jean Pierre Olivier, do Instituto Nacional de Ciência Aplicada (INSA) da França (unidade de Toulouse) e também do Laboratório de Durabilidade dos Materiais de Construção Civil (LMDC). A carbonatação é uma reação do cimento endurecido com o gás carbônico muito presente em estruturas de concreto ao ar livre.

Ao final do evento haverá um período de debates. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3092.7070 ou pelo e-mail [url=mailto:abcpnne@abcp.org.br]abcpnne@abcp.org.br[/url].

Fonte: pe360graus.com
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem