MT: Sinduscon quer estruturar o setor da construção civil

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

MT: Sinduscon quer estruturar o setor da construção civil

Mensagem por Equipe GdO »

[h4]Meta da entidade é não perder os investimentos para empresas de outros estados, que já estão de olho em MT[/h4]Por Antonielle Costa

Com a definição de Cuiabá como uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, um setor que alimenta a perspectiva de um avanço muito grande é o da construção civil. No entanto, esta não é a maior preocupação do Sindicato das Indústrias da Construção (Sinduscon), presidido por Luiz Carlos Richter Fernandes. Em entrevista ao Midianews, o empresário afirmou que a entidade se preocupa com a estruturação das empresas locais, para que não percam os investimentos para empreendedores de outros Estados.

"O fator Copa fará uma revolução no sistema urbano, na economia, no Índice de Desenvolvimento Humano e, por isso, as expectativas são as melhores. Mas, temos uma grande preocupação não só com a qualificação da mão-de-obra, e sim com questões relacionadas com a gestão de cada empresa. Para que, com uma estruturação maior, possam tirar mais proveito dos que às empresas de fora", observou.

Ele destacou que hoje, em Mato Grosso, existem cerca de 900 empresas do setor, sendo que deste total 600 estão localizadas em Cuiabá e Várzea Grande. Empreendimentos que, em sua maioria, são de pequeno e médio porte, com apenas 10% de grande porte.

Fernandes defendeu que, para auxiliar no crescimento das empresas, a entidade irá buscar o apoio junto ao poder público para que, juntos, possam desenvolver programas de qualificação para o setor, o que resultará na valorização das firmas locais.

"Não somos contra as empresas de fora se instalarem aqui, mas defendemos uma valorização local. Vamos buscar parcerias com o poder público, pois temos empresas que atuam há mais de 20 anos, pagando impostos, gerando renda e empregos, e que precisam aproveitar desse "boom" econômico. Com uma economia aquecida, todos os setores ganham e acredito que a construção é o propulsor da economia", salientou.

Sobre a expectativa de crescimento no setor, o presidente da Sinduscon acredita num avanço de 30%, em diversas áreas da construção, destacando o setor imobiliário. Disse ainda que a perspectiva é para os três anos e meio que o Comitê Pró-Copa terá para cumprir as exigências das Fifa, uma vez que o momento está voltado para a elaboração dos projetos e as licitações.

Luiz Carlos Fernandes disse acreditar ainda que os avanços com o advento da Copa tragam resultados, inclusive depois do evento, uma vez que, a partir do anúncio feito pela Fifa no último 31, Mato Grosso passou a ser conhecido em todo mundo por suas potencialidades.

"Soube que muitas indústrias querem se instalar aqui, apenas com o anúncio de Cuiabá com uma das sedes. Muitod conheciam nosso Estado, mas não sabiam o que existia aqui e as potencialidades", completou.

Fonte: http://www.midianews.com.br
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem