Redução de IPI alavanca vendas de material de construção

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Redução de IPI alavanca vendas de material de construção

Mensagem por Equipe GdO »

[h2]Crescimento na venda dos produtos beneficiados chega a 8%[/h2]
Com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre 30 itens da lista de material de construção, as vendas do setor aumentaram e os comerciantes, que começaram o ano com expectativa de prejuízo, já acreditam em lucros em 2009.

“Para quem começou o ano negativo, já tivemos número positivos antes de terminar o semestre, o que faz com que a gente já trabalhe com uma expectativa de aumento de vendas de 5% a 8% no ano”, afirma o representante da Associação Comercial de Material de Construção de Campinas, Fábio Moscardi.

De acordo com a Associação, o aumento de vendas neste ano é de 2% em relação ao ano passado, levando-se em conta todos os produtos, e não apenas aqueles que tem IPI reduzido.

Trinta itens tiveram o IPI e, consequentemente, seus preços nas lojas reduzidos. Entre eles, itens fundamentais em uma construção, como cimento, argamassa, louças e chuveiros. A redução de preço levou ao aumento dos consumidores. “Foi possível sentir o maior movimento, houve um crescimento de 8% nas vendas dos produtos que tiveram a redução de imposto”, afirma Moscardi.

Em uma loja de pisos e cerâmicas de São Carlos o aumento foi ainda maior: 15%. “Os clientes já entram pedindo o desconto do IPI, estão bem mais informados do que antigamente”, afirma o comerciante Armando Sangalete Júnior.

Os consumidores também foram favorecidos. A pintura da casa do engenheiro civil Luiz Augusto Freire ficou 10% mais barata por causa da redução do IPI.

A redução do imposto para materiais de construção termina no final de junho. De acordo com a assessoria do Ministério da Fazenda, a medida não se torna permanente pois o aumento nas vendas só ocorre porque a redução é temporária e o consumidor faz questão de comprar logo. Se o prazo fosse indefinido este efeito não existiria, segundo o ministério.

Fonte: EPTV.COM
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem