Construção prevista de até 10 novos portos até 2023

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Construção prevista de até 10 novos portos até 2023

Mensagem por Equipe GdO »

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, disse nesta quarta-feira que o Brasil deverá ter de cinco a dez novos portos até 2023. Esses terminais estão dentro do universo dos 45 potenciais portos identificados no Plano Geral de Outorgas para o setor que a Antaq entregou nesta quarta à Secretaria Especial de Portos.

"Das 45 áreas, talvez tenhamos até 2023 de cinco a dez novos portos", disse Fialho. Ele acrescentou que, na sua avaliação, as regiões prioritárias deverão ser a costa da Bahia, para atender à demanda que será criada com a futura construção da ferrovia que ligará Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul; os litorais do Rio de Janeiro e Espírito Santo, para exportação de minério de ferro; os litorais do Rio e São Paulo, para exportação de etanol e movimentação do petróleo do pré-sal; e ainda a Bacia Amazônica.

De posse do PGO, no qual os 45 potenciais novos portos constam de 19 grandes áreas, a Secretaria Especial de Portos deverá, em 30 dias, aprovar o documento e, depois, segundo o ministro-chefe da Secretaria, Pedro Brito, promover uma apresentação para testar a receptividade do mercado aos projetos. Depois disso, segundo Brito, é que serão definidos quais os portos prioritários.

O ministro antecipou que, devido à previsão na mencionada ferrovia, a primeira licitação será a de um novo porto em Ilhéus (BA). "Devemos fazer essa licitação até o fim do ano", disse Brito. Segundo ele, os efeitos da crise financeira internacional não têm afetado os investimentos previstos.

O governo aprovou recentemente uma regra que permite a concessão de novos portos a investidores privados. Essa possibilidade deverá ser empregada na construção dos projetos previstos no PGO.

Fonte:
Último Segundo - http://ultimosegundo.ig.com.br/economia ... 28924.html
Agência Estado - http://www.ae.com.br
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem