Comunidade da Construção premia argamassa de baixa espessura

Notícias sobre engenharia, arquitetura e construção civil.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Comunidade da Construção premia argamassa de baixa espessura

Mensagem por Equipe GdO »

Em setembro deste ano, a Comunidade da Construção - movimento liderado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) que integra a cadeia produtiva com o intuito de aumentar a competitividade dos sistemas construtivos à base de cimento - premiou uma argamassa de revestimento interno, de baixa espessura (de 5 a 7 mm), que há dois anos vem sendo empregada com sucesso no mercado da construção civil.

O reconhecimento foi concedido a um dos vencedores do 3º Prêmio Melhores Práticas, durante o 81º ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), no Rio de Janeiro. De autoria de Auro Maurício Tavares, a prática premiada foi publicada no Guia de Melhores Práticas da Comunidade da Construção (Edição 2009).

Assim como tem feito com outras inovações do mercado, a Comunidade da Construção apoiou os testes e as obras realizadas com a argamassa no edifício Vila Bela, da construtora F.A. Oliva, de Jundiaí. A área interna revestida com esse sistema de argamassa de baixa espessura foi de 15.200 m2, sendo 76% da área correspondente a paredes e 24% a área de tetos.

A argamassa de baixa espessura foi desenvolvida pela Pav Mix, de Campinas, está voltada para o revestimento interno de habitações e tem como principais benefícios a velocidade de aplicação, resistência mecânica, limpeza no canteiro, durabilidade e reduzido grau de resíduos gerados nas obras.

Esse sistema de argamassa está em franca expansão, sendo desenvolvido por empresas que trabalham com o revestimento interno de alvenarias de blocos de concreto. Este produto destina-se a substituir de forma eficiente a aplicação do gesso, vencendo em uma só camada as etapas de chapisco, emboço e reboco. Por ter baixa espessura, os ganhos relacionados ao custo final da edificação são significativos, seja pela rapidez na aplicação, na baixíssima geração de entulho ou na redução de quantidade de material consumido. Isso contribui para que haja maior flexibilidade nos ajustes de cronograma de execução de obras.

Segundo Ricardo Moschetti, gerente regional São Paulo, da ABCP, “a Comunidade da Construção tem desenvolvido cada vez mais sistemas e produtos em benefício do setor da construção civil.”

ABCP
A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela indústria brasileira do cimento, que há mais de 70 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro de referência em pesquisas da construção, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para treinamentos, consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Tudo isso para garantir a qualidade e as boas práticas do produto que representa. Para saber mais sobre a ABCP, visite o site www.abcp.org.br.

Por Natasha Lima

Fonte: SEGS
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem