Setor imobiliário ficou aquecido ao longo do segundo semestre.
Passado um ano da crise econômica que abalou diversos setores da economia, o setor imobiliário comemora o crescimento em vendas no segundo semestre deste ano. Nesta segunda-feira (14), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado (Sinduscon) apresentou o Censo Imobiliário referente ao segundo semestre, comprovando que a região do município da Serra é o que concentra a maior expansão imobiliária.
De acordo com o presidente do Sinduscon, Aristóteles Passos da Costa Neto, o setor da construção civil, no caso o imobiliário, sofreu menor impacto da crise, pois não tem influência do mercado externo. Já os setores industrial e metalmecânico sentiram mais o impacto da crise, sofrendo retrocessos.
Em novembro deste ano, o mercado imobiliário apresentou 28.219 empreendimentos em construção em toda a Grande Vitória. A Serra superou Vila Velha nos empreendimentos em construção no censo do segundo semestre, concentrando 32% dos empreendimentos em construção. Em termos de lançamentos, a Serra também lidera o ranking, concentrando 37% dos empreendimentos lançados, contra 26% de Vila Velha. O diretor de economia e estatística do Sinduscon, Renato Menezes, pondera que Vila Velha ainda é um mercado forte e deve começar a ter lançamentos novos a partir da promulgação de fato do programa federal Minha Casa Minha Vida, a se iniciar no final deste ano e no início de 2010.
Os apartamentos de dois quartos também caíram na preferência dos compradores. O censo comprovou que os empreendimentos de dois quartos superaram os de três. Em censos anteriores, os dois tamanhos eram equilibrados. No entanto, há cerca de um ano e meio a procura por apartamentos de dois quartos tem crescido. O mercado, segundo Renato Menezes, também caminha para a oferta maior de unidades de dois quartos.
O diretor do Sinduscon também ressaltou que o mercado teve menos lançamentos entre o final de 2008 e o primeiro semestre deste ano. Os empreendimentos comercializados neste ano provêm de lançamentos anteriores a este período e, ainda assim, 78% das unidades em construção estão vendidas.
Imóveis comerciais
Os empreendimentos não residenciais também tiveram lugar de destaque no no Censo Imobiliário. Os municípios da Grande Vitória estão investindo em salas comerciais a serem construídas no médio e no longo prazos. A região do shopping Barrasol, em Vila Velha, foi tema de abordagem por parte da diretoria do Sinduscon. As obras do empreendimento devem ser retomadas e 12 empreendimentos não residenciais já estão autorizados para a região do entorno do empreendimento.
Para a Serra estão previstos três mil empreendimentos não residenciais. Com a mudança do eixo da rodovia BR 101 norte, com a construção de um desvio atrás do Mestre Álvaro, vai ser possível a expansão do polo empresarial do município, que tem a previsão de abrigar um milhão de pessoas até 2030.
Por Lívia Francez
Fonte: Século Diário.com
Setor imobiliário ficou aquecido durante segundo semestre
- Equipe GdO
- Moderador do fórum
- Mensagens: 991
- Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
- Localização: São Paulo - SP - Brasil
- Atividade ou Profissão: Notícias
- Contato:
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 3432 Exibições
-
Última mensagem por Equipe GdO
-
- 1 Respostas
- 13309 Exibições
-
Última mensagem por engsidnei