Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
dmd_anfini
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 03 de Novembro de 2009 às 10:16
Atividade ou Profissão: nenhuma

Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por dmd_anfini »

Olá, sou visitante pois não sou engenheiro..

sou morador de um condomínio onde o prédio possui uma bomba de recalque para reabastecer a caixa dágua. O prédio tem 3 andares e garagem subterrânea, a bomba de recalque fica debaixo da garagem.

O problema é que quando ela liga, ela gera uma vibração que percorre todo prédio, da garagem até o terceiro andar onde eu moro, causando um zumbido que incomoda demais. A bomba pode ligar a qualquer momento, ela parece que não tem uma periodicidade, podendo ligar de madrugada e acabando com o descanso. Durante o dia é menos perceptível devido barulho do ambiente porém a noite o zumbido da vibração é alto e dá pra sentir a vibração nas paredes e no chão.

Eu queria saber de vocês profissionais nesta área, se isto é comum ou é falha na construção do prédio, porque os moradores do prédio estão reclamando com a imobiliária sobre este problema, mas a mesma não toma providências e não sabemos como agir nesse caso, se temos o direito de exigir da construtora ou da imobiliária que amorteça o zumbido da vibração para acabar com o incômodo.

Eu pesquisei na internet e vi uns tais de amortecedores de vibração para máquinas, será que isso resolveria no caso deste prédio? Qual a opinião de vocês sobre esse problema, relaxo da construtora e dos engenheiros ou é uma coisa comum e não tem remédio?

Desde já agradeço, se precisarem de mais informações a respeito da estrutura do prédio eu fornecerei

LEONARDO MACHADO
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 26 de Fevereiro de 2010 às 16:51
Localização: belo horizonte mg
Atividade ou Profissão: estudante de engenharia civil

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por LEONARDO MACHADO »

Amigo vc esta em qual cidade?

Trabalho com piscinas e bombas de recalque de varias potencias e monto aqui na empresa uma plataforma q absorve a vibração.

Se for do interesse entre em contato.

Att.: Leonardo Machado

José
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 19 de Maio de 2010 às 21:51
Atividade ou Profissão: Autonomo

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por José »

Tirar barulho de bomba d`água é muito simples, primeiro deve se verificar se os rolamentos da bomba estão em perfeito estado
de funcionamento, caso contrário os mesmo terão que ser substituídos por novos, segundo é necessário a colocação de uma borracha de pelo menos 2 cm de espessura na base da bomba, e o terceiro passo é o mais importante que é a instalação de um pedaço de mangueira de pelo menos 30 cm, de borracha do tipo de radiador (encontrado em auto peças), a adaptação deve ser feita na entrada e na saída da bomba junto as tubulações com os respectivos adaptadores e abraçadeiras, com isso o problema deve ser solucionado. Uma outra solução seria mudar a bomba de lugar não dispensando o uso da mangueira.
Bons sonos.......

LEONARDO MACHADO
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 26 de Fevereiro de 2010 às 16:51
Localização: belo horizonte mg
Atividade ou Profissão: estudante de engenharia civil

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por LEONARDO MACHADO »

troca de rolamento e componente das bombas so solucinam o problema se os mesmos estiverem danificados, no caso de instalar somente uma borracha na base da bomba nao diminui o barulho, a mangueira na saida da bomba nao serve para dimunuir o barulho, na verdade é utilizado um mangote flexivel de 50mm ou 2" com braçadeira de aço reforçado entre o recalque da bomba e a tubulação (no caso de bomba de piscina deve se instalar o mangote na saida do filtro para os barrilete dos bocais de retorno), isso evita que as vibrações da bomba danifiquem a tubulação por meio de vibração mas nao diminuem o barulho causado pelas mesmas.
Para eliminar o barulho causado pela vibração do funcionamento da bomba é necessario um sistema de plataforma acustica desenvolvido especialmente para absorver as vibrações causadas pelo funcionamento da bomba, esse sistema é utilizado com 100% de sucesso em bombas de piscinas, cascatas, hidromassagens e spa em coberturas e areas fechadas.
qualquer duvida entre em contato

regiane
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 30 de Junho de 2011 às 20:25
Localização: sp
Atividade ou Profissão: rep

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por regiane »

leonardo boa noite!
Moro em SP e tenho este mesmo problema. O condominio vive contratando empresas que não resolvem o problema. Vc pode me ajudar? Indica alguém que faça este trabalho de plataforma acustica com 100% de sucesso ? Grata

kpvenan
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 16 de Outubro de 2011 às 16:37
Localização: são paulo
Atividade ou Profissão: nenhuma

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por kpvenan »

Leonardo, estou com o mesmo problema que os demais. Acabei de mudar para um primeiro andar e o barulho ou vibração, não sei bem, da bomba de água, que fica no subsolo, numa sala ao lado da garagem (são duas as bombas). Esta plataforma é de fácil colocação? Vc. tem alguém para indicar para um orçamento em são paulo? Obrigada.

LEONARDO MACHADO
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 26 de Fevereiro de 2010 às 16:51
Localização: belo horizonte mg
Atividade ou Profissão: estudante de engenharia civil

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por LEONARDO MACHADO »

Bom dia!

Infelizmente devido à distancia fico impossibilitado de estar resolvendo esse problema pessoalmente, pois estou em Belo Horizonte e ficaria muito oneroso fazer uma vistoria e prestar solução, porem posso indicar uma solução aqui no fórum.
A finalidade da plataforma acústica para eletrobombas e dispersar as vibrações da eletrobomba causada pelo seu funcionamento através de uma plataforma constituída de: uma base sólida, de mármore ou granito (necessário ser rígido para não sofrer deformação devido ao peso da eletrobomba, a madeira e o metal podem sofrer em deformação) uma base de neoprene de aproximadamente 20mm, quatro dispositivos vibra-stop.
http://www.vibra-stop.com.br/vibra-stop/default.asp

A eletrobomba é montada sobre a plataforma de neoprene e base de mármore apoiado nos vibra-stop. evitando que a vibração da eletrobomba nao seja transmitida para a laje em forma de som.

deixem seus e-mails no topico do forum que envio um croqui de montagem dessa plataforma.

Atenciosamente

Leonardo Machado

eduardoalexandria
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 19 de Setembro de 2013 às 05:26
Atividade ou Profissão: enfermeiro administador

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por eduardoalexandria »

bom dia Leonardo mande por gentileza o mais rápido possível um croqui de montagem dessa plataforma de mármore e noprene e vibra-stop que a bomba aqui de água do predio está insuportável, são bombas nova uma é SOMAR e a outra Schneider elas só tem um ano de uso e já foram para a manutenção, trocaram o selo mecânico, quero solucionar esse problema, e gostaria que você me ajudasse, sou de João Pessoa PB. Obrigado.
Editado pela última vez por Leandro em 24 de Setembro de 2013 às 08:45, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de dados pessoais. Por favor, utilize o sistema de mensagens particulares (MP).

eduardoalexandria
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 19 de Setembro de 2013 às 05:26
Atividade ou Profissão: enfermeiro administador

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por eduardoalexandria »

Leonardo manda por gentileza o croqui de montagem dessa plataforma. meu email.
Editado pela última vez por Leandro em 25 de Setembro de 2013 às 14:47, em um total de 1 vez.
Razão: Remoção de dados pessoais. Se necessário, conversem através do sistema de mensagem particulares (MPs).

whippet
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 30 de Setembro de 2013 às 16:57
Atividade ou Profissão: TI

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por whippet »

Bom dia Leonardo, te mandei MP, quando puder favor responder.
Estou em BH e gostaria de trocar uma idéia com vc.
Obrigado

Novaes
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 04 de Dezembro de 2013 às 11:10
Atividade ou Profissão: Funcionário público

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por Novaes »

Leonardo, por favor me envie o croqui da plataforma para a bomba no meu e-mail: armandonovaes357@gmail.com
Obrigado.

Avatar do usuário
chal5oye
Usuário Banido
Mensagens: 2
Registrado em: 10 de Janeiro de 2014 às 03:34
Atividade ou Profissão: SEO

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por chal5oye »

No caso de instalar somente uma borracha na base da bomba nao diminui o barulho, a mangueira na saida da bomba nao serve para dimunuir o barulho, na verdade é utilizado um mangote flexivel de 50mm ou 2" com braçadeira de aço reforçado entre o recalque da bomba e a tubulação (no caso de bomba de piscina deve se instalar o mangote na saida do filtro para os barrilete dos bocais de retorno), isso evita que as vibrações da bomba danifiquem a tubulação por meio de vibração mas nao diminuem o barulho causado pelas mesmas.
Para eliminar o barulho causado pela vibração do funcionamento da bomba é necessario um sistema de plataforma acustica desenvolvido especialmente para absorver as vibrações causadas pelo funcionamento da bomba, esse sistema é utilizado com 100% de sucesso em bombas de piscinas, cascatas, hidromassagens e spa em coberturas e areas fechadas.
qualquer duvida entre em contato.....

RobertoZM
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 15 de Janeiro de 2014 às 16:10
Atividade ou Profissão: Engenharia

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por RobertoZM »

Estou com o mesmo problema. Alguém já testou a solução? Poderia por favor dizer qual foi o resultado?
Obrigado pessoal

robertosantos
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 10 de Dezembro de 2014 às 10:52
Atividade ou Profissão: aposentado

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por robertosantos »

Caro Leonardo, por favor me envie o projeto pois tenho o mesmo problema com meu vizinho. Grato

enrique
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 12 de Outubro de 2015 às 11:30
Atividade ou Profissão: sindico engenheiro mecanico

Re: Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por enrique »

Bom dia por favor poderia me enviar o projeto da base para bomba de recalque diminuir barulho ?

Responder