Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
dmd_anfini
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 03 de Novembro de 2009 às 10:16
Atividade ou Profissão: nenhuma

Bomba de Recalque em Prédio causando Barulho

Mensagem por dmd_anfini »

Olá, sou visitante pois não sou engenheiro..

sou morador de um condomínio onde o prédio possui uma bomba de recalque para reabastecer a caixa dágua. O prédio tem 3 andares e garagem subterrânea, a bomba de recalque fica debaixo da garagem.

O problema é que quando ela liga, ela gera uma vibração que percorre todo prédio, da garagem até o terceiro andar onde eu moro, causando um zumbido que incomoda demais. A bomba pode ligar a qualquer momento, ela parece que não tem uma periodicidade, podendo ligar de madrugada e acabando com o descanso. Durante o dia é menos perceptível devido barulho do ambiente porém a noite o zumbido da vibração é alto e dá pra sentir a vibração nas paredes e no chão.

Eu queria saber de vocês profissionais nesta área, se isto é comum ou é falha na construção do prédio, porque os moradores do prédio estão reclamando com a imobiliária sobre este problema, mas a mesma não toma providências e não sabemos como agir nesse caso, se temos o direito de exigir da construtora ou da imobiliária que amorteça o zumbido da vibração para acabar com o incômodo.

Eu pesquisei na internet e vi uns tais de amortecedores de vibração para máquinas, será que isso resolveria no caso deste prédio? Qual a opinião de vocês sobre esse problema, relaxo da construtora e dos engenheiros ou é uma coisa comum e não tem remédio?

Desde já agradeço, se precisarem de mais informações a respeito da estrutura do prédio eu fornecerei

LEONARDO MACHADO
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 26 de Fevereiro de 2010 às 16:51
Localização: belo horizonte mg
Atividade ou Profissão: estudante de engenharia civil