Calçadas obstruídas, por onde andarão os pedestres?

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Leandro
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Calçadas obstruídas, por onde andarão os pedestres?

Mensagem por Leandro »

Saudações amigos.

Fico indignado quando estou caminhando e encontro calçadas obstruídas.
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Obstrução na calçada resultante de eventuais reparos em encanamentos subterrâneos, obras de substituição do piso ou outro motivo que cause a obtrução temporária, pode ser aceitável quando consideramos não existirem alternativas. No caso das obras, devemos concordar que obstruir o passeio com tapumes ou materiais, não é nada legal e pode ser facilmente evitado.
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No entanto, nos deparamos corriqueiramente, ao caminhar por ruas de qualquer cidade do Brasil, com calçadas obstruídas por construções em alvenaria, objetos chumbados na calçada (para impedir que estacionem veículos sobre a calçada), rampas de acesso a construção presente no terreno (geralmente residências), lixeiras, entre outros.

Sobre este último ítem que citei, sei que existe, pelo menos na cidade de São Paulo-SP, lei que proíbe a utilização de lixeira na calçada. A recomendação nestes casos é que se coloque o lixo para fora da residência apenas 2 horas antes da passagem do caminhão de coleta de lixo. Outra alternativa para esta questão seria a utilização de lixeira interna, com acesso fácil para o profissional que faz a coleta.

Um enorme problema que atrapalha o pedestre, é o lixo ali depositado... mas nesta questão fica o jogo de empurra-empurra entre prefeitura e cidadão. A prefeitura alega que o cidadão não deve sujar as vias, e tem razão. Mas a prefeitura também deve fiscalizar e realizar a limpeza das vias.
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Também relacionado ao lixo, estão os "coletores" de entulho, que muitas vezes obstruem o passeio deixando suas caçambas sobre a calçada.
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Voltando ao problema das construções ou objetos fixos, encontramos facilmente objetos metálicos (canos preenchidos com concreto ou perfis e cantoneiras de ferro) chumbados na calçada. Normalmente a justificativa dos proprietários de imóveis onde existem estes objetos na sua calçada é a de promover segurança em caso de veículos desgovernados (em caso de curvas ou cruzamentos) e impedir o estacionamento de veículos no passeio.
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Os objetos fixos citados acima, ainda são possíveis de serem removidos... mas quando o projeto de construção prevê o nível da garagem mais alto ou mais baixo que a rua, normalmente iniciam as rampas de acesso a partir da "Guia" e não a partir da divisa do terreno (fachada), criando "degraus" na calçada. Na foto a seguir, temos um exemplo que excede ao que citei, pois a rampa começa na própria rua! Vejam:
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Isto é um absurdo.

Outro ponto importante que não posso deixar de citar, sobre a rampa de acesso de garagens, é quando a rua é em aclive / declive. Neste caso, TODAS as rampas de acesso de garagens iniciam a partir da Guia, criando uma "Escadaria" sem fim para os pedestres.
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Como solução pele menos para o problema das rampas de acesso à garagens, creio que desenvolver projetos que incluam uma rampa de acesso que inicie somente após a calçada, no limite da frente do terreno, seria o ideal. Em ruas em aclive / declive, o ideal seria manter a calçada com a mesma inclinação da rua (acompanhando-a) e, as rampas de acesso, do alinhamento do portão para dentro do terreno apenas!

Se mais alguém compartiha das minhas opiniões, ou deseja sugerir novas idéias... fique a vontade para responder a este tópico.

Um abraço a vocês!

Fontes:
http://paginas.fotolog.ig.com.br/ig/61/ ... 1/fotolog/
http://www.oglobo.com
http://www.opovo.com.br
http://planetasustentavel.abril.com.br
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

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