Forno Caipira

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Forno Caipira

Mensagem por Leandro »

forno caipira.jpg
O forno caipira é feito em alvenaria, e tem o formato de um iglu. Antigamente era elaborado em barro, mas com o passar do tempo começou a ser visto como anti-higiênico, pois era comum que se tornasse um abrigo de insetos. Atualmente existem diversos modelos pré-fabricados, consistindo em kits de concreto refratário.

Seu formato curioso não nasceu ao acaso: foi depurado durante anos e anos, sabedoria transmitida de geração para geração. Ele é esférico para que as ondas de calor, geradas pela lenha disposta junto às paredes, circulem de maneira uniforme pela área interna.

As medidas mais encontradas, no caso dos pré-fabricados, são nos diâmetros de 80, 100 e 120cm. A altura padrão para instalá-los é a 90cm do piso, a mesma das pias. Por ser pesados, devem estar sobre uma base de concreto. Pode ser construído ao lado da churrasqueira, ou até mesmo dentro de casa, se a intenção for deixar o ambiente mais aquecido.

O forno caipira alcança temperaturas acima de 200ºC, por isso é tão eficiente para pratos que exigem exposição rápida ao calor forte, como pães, pizzas e esfihas, que ficam prontos em menos de 2 minutos. Para assados, que são de preparo mais lento, a única maneira de aproveitá-lo é envolvendo-o com materiais isolantes, de forma que a perda de calor para o exterior seja diminuída.

Fonte: Revista Arquitetura & Construção - abr/93.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

wilton
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 13 de Maio de 2009 às 19:19
Localização: Duque de Caxias - Rio de Janeiro - RJ
Atividade ou Profissão: comercio

Re: Forno Caipira

Mensagem por wilton »

como consigo um projeto para fazer eu mesmo um forno como este da figura? gosto muito de construção e particularmente de pizza, e sei que a verdadeira pizza só mesmo em forno a lenha; se tiver agradeceria se me enviasse ou me guiasse.

Responder