Vidrotil

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Vidrotil

Mensagem por Leandro »

O Vidrotil é um produto artesanal e feito sob encomenda; por essa razão, diferentes lotes de fabricação apresentam variações de tonalidade.
É necessário verificar se a metragem comprada é suficiente para o seu projeto, evitando que complementações posteriores ocasionem efeitos visuais indesejados e atrasos à obra.
O Vidrotil é translúcido e a cor das tesselas é fortemente influenciada pela cor do substrato, principalmente nas tonalidades claras. Essa influência da argamassa não é notada no ato da colocação, mas apenas quando já ocorreu a secagem. Por isso, recomenda-se o uso de argamassas claras para o Vidrotil em cores claras, e escuras para Vidrotil em cores escuras, caso contrário os rejuntes ganham muito destaque.
Ao utilizar argamassa tradicional, à base de cimento, cal e areia, deve-se dar preferência ao cimento branco. Anotar as proporções de cimento, cal hidratada e areia, para poder repetir sempre a mesma formulação. Esse procedimento evita diferenças no substrato, que irão influenciar a aparência final do Vidrotil. Os materiais da argamassa também devem ser do mesmo lote, pois é comum haver diferenças de tonalidade de areia, por exemplo.
Se a argamassa for à base de látex, usar sempre a mesma marca e lote.
O Vidrotil tem espessura variável; essa característica, resultante de sua produção artesanal, deve ser neutralizada pela espessura da argamassa. Ao tato, a superfície do Vidrotil colocado deve manter-se plana, sem saliência entre as tesselas, o que é verificável no ato da colocação. Ao notar qualquer problema, reiniciar a operação retirando e limpando o Vidrotil enquanto a argamassa está úmida.
O Vidrotil tem formato irregular, outra característica exclusiva que resulta da produção artesanal. O sistema de colocação deve permitir pequenos deslocamentos laterais das peças, de forma a criar unidade visual. Em nenhuma hipótese a superfície deve apresentar o efeito plaqueado, que é visível já no momento em que o papel é retirado.
As tesselas do Vidrotil são impermeáveis. Para uma perfeita fixação, caso seja utilizado o sistema de argamassa convencional, é imprescindível espalhar nata de cimento na face posterior da folha do mosaico. Nunca deve ser utilizado caulim na composição dessa argamassa. Se a opção for argamassa à base de látex, seguir as instruções do fabricante.
Cuidar para que a base de concreto ou alvenaria que receberá o Vidrotil esteja pronta no mínimo 10 dias antes do assentamento, sem fissuras, partes soltas ou ôcas.
Ao utilizar argamassa convencional, evitar pisar sobre o mosaico aplicado durante os 3 primeiros dias de sua colocação, e, até 10 dias depois, utilizar tábuas para distribuir o peso, caso seja necessário transitar pela área.
Manter úmida a superfície com o mosaico aplicado durante 6 a 10 dias, especialmente em áreas expostas ao sol, como pisos, piscinas e paredes voltadas para o oeste. O cimento precisa de água para a sua cura.
Assegurar-se da validade da argamassa após o preparo: as tradicionais podem ser utilizadas até 2 horas depois de preparadas. Quanto às de látex, verificar as instruções de utilização do fabricante, e nunca reaproveitar sobras de argamassas.

Fonte: Vidrotil Indústria e Comércio Ltda.

Responder