Terreno aterrado com entulhos como garantir uma boa construção?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
Elenice
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 15 de Dezembro de 2015 às 00:12
Localização: Rj
Atividade ou Profissão: Construção

Terreno aterrado com entulhos como garantir uma boa construção?

Mensagem por Elenice »

Olá...
me ajudem por favor
como faço para construir uma boa casa em um terreno que antes de ser aterrado com entulhos era um brejo?
Existe possibilidade de construir um imovel em um terreno com essas características?
O terreno está aterrado a menos de 1ano.
Quais os melhores procedimentos nestes casos para obter uma boa fundação?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Terreno aterrado com entulhos como garantir uma boa construção?

Mensagem por Leandro »

Elenice escreveu: ...como faço para construir uma boa casa em um terreno que antes de ser aterrado com entulhos era um brejo?
Cara Elenice, primeiramente, o aconselhado é realizar sempre um aterro com terra e de boa qualidade, que dê um bom percentual de compactação (acima de 98% em média).

Um aterro realizado 100% com terra limpa e de boa qualidade, com grau de compactação homogêneo, permite o recalque da obra (quantidade que a obra "assenta" ou "abaixa" sobre o solo no decorrer ou após concluída a construção ou ainda com o passar do tempo) por igual em todos os pontos da edificação.

Realizando um aterro sem controle ou sem compactação, alguns pontos podem ceder mais do que outros e assim, o recalque não será igual em todos os pontos e a obra poderá "inclinar" e isso aumenta o risco de trincas e fissuras e até comprometer a estabilidade da construção.

Se utilizar entulhos, principalmente entulhos "ocos" como blocos, tijolos, etc, tendem a quebrar e diminuir o tamanho ocupado ao realizar pressão sobre eles, em razão do peso da construção, isso causaria falta de sustentação e também danos sérios à construção. Entulhos maciços como blocos de concreto de sapatas ou ainda vigas e colunas, são menos "prejudiciais" no meu modo de ver do que as peças "ocas", porém, assim como no aterro sem compactação ou sem controle, poderá ocasionar áreas do terreno com maior resistência e outras com menor resistência, não deixando o recalque da obra ser idêntico em todos os pontos.
Elenice escreveu:... Existe possibilidade de construir um imovel em um terreno com essas características?
Em solo brejoso? Claro que existe... pois a maior parte dos terrenos no litoral são assim e nem por isso os terrenos são "perdidos".

O fato é que é necessário contratar um engenheiro civil ou um engenheiro calculista (ou ainda estruturalista) para avaliar o terreno e a construção que deseja implantar nele.

Quanto menor e mais leve for a construção, mais fácil será a execução.

Vejo muito a utilização de fundação radier (veja artigo na Wikipedia), no litoral, para construção de casas térreas.

Esse tipo de fundação, até onde sei, não leva brocas, sapatas, baldrames, etc. É uma espécie de laje de concreto armado (concreto com armaduras metálicas para resistir aos esforços de tração), executada diretamente sobre o solo e com a construção sobre ela, recebendo a carga de pilares e paredes e distribuindo sobre o solo. Normalmente tem 10cm de espessura e é indicada apenas para construções leves (pequenas) como casas térreas.

Imagine que a laje radier fosse uma bandeja e as paredes da casa fossem copos colocados sobre a bandeja. Você só movimenta os copos para baixo se toda a bandeja se movimentar. No caso da construção, a casa dificilmente se moverá, a menos que todo o radier se movimente, o que é muito improvável e ainda que aconteça, geralmente visualmente imperceptível, poderá até "inclinar" a casa inteira mas não abrirá trincas e fissuras nas paredes.
Elenice escreveu:O terreno está aterrado a menos de 1ano.
É um aterro muito recente e se realizado com material de baixa qualidade, não há como prever o que pode acontecer com a construção, mas normalmente não será coisa boa, com certeza, a médio e longo prazo.
Elenice escreveu:Quais os melhores procedimentos nestes casos para obter uma boa fundação?
Bom, como disse anteriormente, o mais recomendado para solos brejosos do litoral, aterrados, é o Radier, porém, só um engenheiro civil pode falar com propriedade e certeza.

Há outras opções, talvez menos econômicas, como:
  1. Troca de solo por uma camada generosa de rachão (rochas com 10~15cm de diâmetro) com 1 ou 2 metros de altura;
  2. Execução de drenagem por meio de valas escavadas junto às divisas do terreno com a utilização de dutos drenantes e caixa para captação e bombeamento para fora do terreno;
  3. Fundação escavada e concretada simultaneamente (com hélice contínua) para atingir a profundidade ideal para sustentação da construção;
  4. Entre outras...
Porém, como já disse, o ideal é contratar um engenheiro civil para avaliar não só o terreno, mas a edificação que deseja implantar.

Boa sorte!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem