Duvida: Onde posso fazer furos na laje?

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
peticormei
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 22 de Março de 2015 às 22:29
Atividade ou Profissão: Estudante

Duvida: Onde posso fazer furos na laje?

Mensagem por peticormei »

Boa noite,

Estou fazendo a instalação de uma rede cabeada e de uma CFTV em uma academia, realizei todo o projeto e já sei como vou coloca-lo em pratica e quais materias usar. Porem, a minha unica duvida é sobre onde posso fazer alguns furros pra sustentar a eletrocalha e eletrodutos no teto (uma laje sem acabamento). A estrutura é baseada em eletrocalhas de 75x50 e eletrodutos de 3/4 suspensos, são leves e vou usar vergalões de 3/8 e 1/4 respectivamente. Quero fazer um serviço bem feito e duradouro e não quero ser responsavel por alguma ruptura na estrutura na academia (ela fica no primeiro andar de uma galeria). Minha duvida é a seguinte, posso fazer furos nas vigotas? Ou os furos nas lajotas tranversais vão dar conta do recado? Vou usar esse tipo de fixação na eletrocalha:

Imagem

E nos eletrodutos vou colocar um furo simples, onde vou colocar o vergalhão nele.

Muito obrigado pela atenção, espero que possam me ajudar. :)

engsidnei
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: 01 de Abril de 2015 às 09:39
Atividade ou Profissão: Execução de Obras

Re: Duvida: Onde posso fazer furos na laje?

Mensagem por engsidnei »

Utilize as vigotas para fixação dos tirantes das eletrocalhas. Nao há risco para estrutura. As lajotas não sao adequadas para essa fixação.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem