Dúvida entre Casa Terrea ou Sobrado

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.
Responder
adrianopd
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 19 de Julho de 2010 às 14:47
Atividade ou Profissão: analista de informática

Dúvida entre Casa Terrea ou Sobrado

Mensagem por adrianopd »

Estou muito indeciso entre construir uma casa terrea ou um sobrado. Possuo um terreno plano de 12,5 X 25 e sempre tive vontade de morar em um sobrado, mas agora que estou prestes a construir, bateu a dúvida, tenho medo de fazer o sobrado e me arrepender depois. Gostaria da opnião de alguém que mora ou já morou em um sobrado, e as opniões de quem nunca morou também. Gostaria de saber as vantagens de desvantagens de um sobrado. tamanho do projeto 135 m2.
Desde já agradeço!

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Dúvida entre Casa Terrea ou Sobrado

Mensagem por Leandro »

Olá, tudo bom?

Caro Adrianopd, seja bem-vindo ao GUIA DA OBRA.NET!

Bem, eu moro em sobrado desde que nasci... não vejo problemas por enquanto (tenho 27 anos), no entanto, pessoal com mais idade sempre reclama muito.

Na parte técnica, desde que bem projetado e planejado com base no melhor aproveitamento do sol e ventilação, um sobrado pode ser uma boa pois você aproveita melhor o terreno utilizando uma área muito menor para a mesma quantidade de cômodos (geralmente, um sobrado ocupa 50% do que uma casa térrea ocuparia).

Porém, na prática, do dia-a-dia, pessoas com mais idade (normalmente acima dos 45 anos) e/ou que levam uma vida sedentária, se incomodam com o fato de subir e descer das escadas, principalmente se um dos moradores for do lar (dona de casa) e durante os afazeres domésticos tiver que ir de um pavimento ao outro com certa frequência.

Eu, particularmente, preferiria morar em uma casa térrea e quando construir minha própria casa (sou solteiro e moro com meus pais ainda, hehe) com certeza não vou optar por sobrado pensando no futuro, na velhice ou dificuldades de locomoção. Meu avô era cadeirante e sei a dificuldade de subir escadas nesta situação.

Bem, como pode ver pelo meu depoimento, é algo muito pessoal e particular, cada um tem uma preferência e cada um tem suas necessidades.

Espero que faça uma boa escolha e seja feliz!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

adrianopd
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 19 de Julho de 2010 às 14:47
Atividade ou Profissão: analista de informática

Re: Dúvida entre Casa Terrea ou Sobrado

Mensagem por adrianopd »

Boa noite Leandro!

O que mais me causa dúvida em relaçao ao sobrado é realmente a questão da escada, também tenho 27 anos, a curto prazo não vejo muitos problemas, exceto em relação a crianças na casa (questão de segurança), mas no futuro talvez a escada se torne um incomodo, e aí nao tem mais volta, e também tem a questão do custo, que imagino que a casa terrea seja um pouco menor. O que me atrai no sobrado é a questão da privacidade da parte superior, a fachada, e também a vista que uma sacada proporciona. Até já tenho um esboço de um projeto de sobrado, mas estou repensando, quero analisar mais para depois decidir com mais certeza. Mas seu depoimento já me ajudou bastante. Obrigado!

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Dúvida entre Casa Terrea ou Sobrado

Mensagem por Leandro »

adrianopd escreveu:Boa noite Leandro!

O que mais me causa dúvida em relaçao ao sobrado é realmente a questão da escada, também tenho 27 anos, a curto prazo não vejo muitos problemas, exceto em relação a crianças na casa (questão de segurança), mas no futuro talvez a escada se torne um incomodo, e aí nao tem mais volta...
Bom dia!

Então amigo, deixando de lado o aspecto técnico e financeiro, então, consideração apenas minha experiência pessoal eu recomendo sempre casa térrea pelo lado da comodidade.

Mesmo enquanto somos "novos", é sempre incômodo a questão da escada quando temos que subir ou descer algum produto como Computador de mesa, Televisão, Aparelho de som, Aspirador de pó, malas de viagem e tudo o que for de tamanho razoavelmente grande.

Quanto à segurança, cresci em sobrado e acidentes realmente são comuns, porém, deve-se frisar sempre nas conversas sobre a escada com as crianças que é extremamente perigoso e evitar que as mesmas façam qualquer tipo de brincadeira ou passatempo no local. Se a escada for acarpetada, os acidentes geralmente são um pouco menos graves.

Ainda sobre a questão da segurança relacionada às crianças, hoje, existem vários portões realmente simpáticos para utilização na entrada / saída da escada, pesquise se for o caso.
adrianopd escreveu:... e também tem a questão do custo, que imagino que a casa terrea seja um pouco menor. O que me atrai no sobrado é a questão da privacidade da parte superior, a fachada, e também a vista que uma sacada proporciona. Até já tenho um esboço de um projeto de sobrado, mas estou repensando, quero analisar mais para depois decidir com mais certeza. Mas seu depoimento já me ajudou bastante. Obrigado!
O custo de construção de um sobrado é maior porque a estrutura da casa tem que ser mais reforçada. No entanto, um sobrado aproveita melhor o seu terreno porque você utiliza apenas a metade da área que seria usada por uma casa térrea. Aproveitar melhor o terreno é economia a longo prazo e valorização do imóvel.

Quanto à fachada, é questão de gosto. Alguns acham mais bonito uma fachada imponente devido a altura de um sobrado (normalmente com as cumeeiras à cerca de 5,50~6,00m de altura), já outros, preferem a fachada de uma casa térrea, com jardim à frente do imóvel, por passar um aspecto mais tranquilo a aconchegante.

O que posso te recomendar é que visite o maior número de imóveis em exposição dos dois tipos, sobrados e casas térreas e veja em qual se sente melhor. Quanto ao custo, tenha certeza que acaba sento insignificante pois como eu disse acima, uma coisa compensa a outra.

Qualquer dúvida antes ou durante a obra, utilize nossos fóruns, estamos aqui para ajudar no que for possível.

Abraço e fique com Deus!
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

AlexMC86
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 21 de Agosto de 2010 às 21:01
Atividade ou Profissão: ESTUDANTE

Re: Dúvida entre Casa Terrea ou Sobrado

Mensagem por AlexMC86 »

Caro,

Acredito que em um terreno de 300m² seria melhor um sobrado, pois as vantagens de uma obra vertical...te dará opções futuramente...menos espaço gasto no terreno...para fazer uma area de lazer ou qualquer coisa deste...

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem