Tijolo ecológico é opção econômica para a construção civil n

Informações sobre como construir ou reformar sem agredir o meio ambiente, construção ecológica e sustentável.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Tijolo ecológico é opção econômica para a construção civil n

Mensagem por Equipe GdO »

Imagem
Ele constrói a casa do rico e do pobre. É matéria-prima básica na maioria das construções do país. É conhecido apenas por tijolo, mas há alguns anos mais uma palavra foi acrescentada ao seu nome: ecológico. Em tempos de aquecimento global, o tijolo ecológico ou tijolo modular destaca-se por não poluir. Mas as vantagens não são apenas para o meio ambiente, são também para o conforto, para a estética e o mais interessante, para o bolso.

Fabricado desde o início do ano em uma empresa de engenharia sustentável em Rondonópolis, a Constrex, o tijolo é ecológico porque diferentemente do tijolo convencional não precisa ser cozido em fornos, eliminando assim a utilização de lenha e a derrubada de cinco árvores para a fabricação de mil tijolos. Sem lenha também não há fumaça e, por conseqüência, não há emissão de gases de efeito estufa. Além disso, sua composição é formada por argila, areia, água e uma pequena quantidade de cimento.

Segundo o empresário e engenheiro civil Marcos Reis, que desenvolve a idéia em Rondonópolis, a inovação traz para a obra, no mínimo, 25% de economia com relação ao sistema construtivo convencional. Um dos motivos é que não há desperdício, como neste último. “Hoje em uma obra convencional cerca de 1/3 do material vai para o lixo”, afirma ele.

O processo inicia com a junção dos elementos no misturador. É nessa máquina que um conteúdo homogêneo de 60% de areia, 40% de argila e 10% a 15% de cimento com relação ao peso do solo são adicionados. Depois de pronta a mistura segue para a prensa hidráulica. São 14 toneladas de pressão que transformam a massa em tijolos ecológicos. Na seqüência, as peças ficam três dias empilhadas em cima de paletes para a secagem. O processo de fabricação só termina depois de mais 20 dias de secagem ao ar livre, quando o tijolo adquire a resistência adequada.

Pronto, o tijolo mede 12,5 cm de largura, 25 cm de comprimento e 8 cm de altura. Em sua estrutura leva duas aberturas circulares no meio. Elas servem para a passagem de toda a tubulação hidráulica e elétrica da construção, o que evita a quebradeira tão comum em construções convencionais para o encaixe desses mecanismos indispensáveis.

Além de produzir a matéria-prima, a empresa é também construtora de moradias. A fundação pré-moldada da obra, que são as vigas de concreto armado, e as lajes de concreto também são construídas na fábrica de Rondonópolis. Um modelo da casa pode ser conferido de perto - tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e uma agradável varanda.

[center]Imagem[/center]
O tijolo ecológico não precisa de rejunte, uma economia a mais, sem contar a redução do tempo de construção. Esteticamente viável, apenas um verniz fosco ou brilhante é suficiente para dar mais charme à casa. Além disso, as peças têm geometria definida, o oposto dos tijolos convencionais que são uns diferentes dos outros, o que implica na necessidade de ajustes na hora da obra. “A pessoa pode construir sua casa de acordo com suas necessidades, sendo ela segura, bonita e barata”, explica o empresário.

Outra vantagem tem relação com o calor e com os ruídos. O sistema de tijolos ecológicos é chamado de termo-acústico, pois aquece menos do que o tradicional e com suas aberturas consegue barrar a passagem do som.

Economicamente viável, ecologicamente correto, visualmente agradável, a alternativa ainda gera novos empregos num setor que, mesmo diante da crise mundial, não foi abalado. O empresário confirma e exemplifica a importância de produções que somam positivamente na economia. “A construção civil é um dos setores que mais empregam e por isso nós, engenheiros, precisamos trabalhar sempre qualidade, eficiência, o não desperdício, que hoje se tornou grande problema nas construções que não têm onde colocar a sujeira produzida”, opina Marcos Reis.

Por Dayane Pozzer

Fonte: Olhar Direto
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

vpereira
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 02 de Julho de 2011 às 14:01
Localização: Guararapes /SP
Atividade ou Profissão: terapeuta

Re: Tijolo ecológico é opção econômica para a construção civ

Mensagem por vpereira »

Sou de Guararapes/ SP tenho uma obra relativamente grande pra iniciar em abril, gostaria desaber da possibilidade de enviar os croquis e vcs me enviarem uma base do custo, do materia somente, e a obra toda sendo feita por voces.Um Detalhe embora ocroqui possa parecerpretencioso,sou simples, e preciso ver como pode ser feito os pagamentos.
Mais gostaria de saber da possibilidade devender seu produto aqui. Aguardo contato. Valeria

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Tijolo ecológico é opção econômica para a construção civ

Mensagem por Leandro »

vpereira escreveu:Sou de Guararapes/ SP tenho uma obra relativamente grande pra iniciar em abril, gostaria desaber da possibilidade de enviar os croquis e vcs me enviarem uma base do custo, do materia somente, e a obra toda sendo feita por voces.Um Detalhe embora ocroqui possa parecerpretencioso,sou simples, e preciso ver como pode ser feito os pagamentos.
Mais gostaria de saber da possibilidade devender seu produto aqui. Aguardo contato. Valeria
Este é apenas um artigo informativo sobre a utilização de tijolos ecológicos.

O Guia da Obra não comercializa nenhum produto ou serviço.

Se deseja encontrar empresas que vendam tijolos ecológicos, tente fazer uma pesquisa no Google.

Abraço e obrigado por sua participação ;)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem