Construção sustentável com tijolo ecológico - Curitiba

Informações sobre como construir ou reformar sem agredir o meio ambiente, construção ecológica e sustentável.
Responder
José Humberto
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 06 de Junho de 2010 às 14:58
Localização: CURITIBA
Atividade ou Profissão: FABRICAÇÃO TIJOLOS ECOLÓGICOS

Construção sustentável com tijolo ecológico - Curitiba

Mensagem por José Humberto »

Ele constrói a casa do rico e do pobre. É matéria-prima básica na maioria das construções do país. É conhecido apenas por tijolo, mas há alguns anos mais uma palavra foi acrescentada ao seu nome: ecológico. Em tempos de aquecimento global, o tijolo ecológico ou tijolo modular destaca-se por não poluir. Mas as vantagens não são apenas para o meio ambiente, são também para o conforto, para a estética e o mais interessante, para o bolso.

Tijolo Ecológico, Tijolo Canaleta e Meio-tijolo
Fabricado pela, EcoProdução, o tijolo é ecológico porque diferentemente do tijolo convencional não precisa ser cozido em fornos, eliminando assim a utilização de lenha e a derrubada de dez árvores para a fabricação de mil tijolos. Sem lenha também não há fumaça e, por conseqüência, não há emissão de gases de efeito estufa. Além disso, sua composição é formada por terra, água e cimento.
Segundo estudos realizados em todo o Brasil, o sistema construtivo dos Tijolos Ecológicos traz para a obra, de 20 até 40% de economia com relação ao sistema construtivo convencional. Um dos motivos é que não há desperdício, como neste último. “Hoje em uma obra convencional cerca de 1/3 do material vai para o lixo”. A seguir algumas vantagens desta tecnologia construtiva:
1. Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede;
2. Estrutura - As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes.CRIANDO UMA ESTRUTURA MUITO MAIS SEGURA!
3. Redução de uso de madeiras nas caixarias dos pilares e vigas em quase zero;
4. Economia de 70% do concreto e argamassa de assentamento;
5. Economia de 50% de ferro;
6. Os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas queimando em fornos e contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos;
7. Durabilidade maior do que o tijolo comum, pois chega a ser até 6 x mais resistente;
8. Alivia o peso sobre a fundação evitando gastos desnecessários com estacas mais profundas e sapatas maiores;
9. Fácil acabamento. Se preferir não precisa rebocar e pintar, economizando mais ainda. Os Tijolos Ecológicos já possuem um lindo acabamento, semelhante aos tijolos aparentes, necessitando o uso de apenas um impermeabilizante a base de silicone ou acrílico, e rejunte flexível (varias cores da vedacit e votaran);
10. Revestimento é simples usando-se direto sobre tijolo apenas uma fina camada (5mm) de reboco, textura, gesso ou graffiato;
11. O assentamento dos azulejos é direto sobre os tijolos;
12. Obra mais limpa e sem entulhos;
13. Acústica Como o tijolo ecológico possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico, diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.
14. Isolamento Térmico (calor) – O furo dos tijolos, são importantes pois formam câmaras térmicas evitando com isso que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior a externa.UMA CASA BEM FRESCA NAQUELES DIAS DE CALOR INTENSO!
15. Isolamento Térmico (frio) – Com o Frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa.TEMPERATURA SEMPRE AQUECIDA NOS DIAS FRIOS!
16. Proteção de Umidade - Esses furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.
17. Instalações Hidráulicas - Toda a tubulação é embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional. SEM DESPERCÍOS COM “QUEBRA-QUEBRA”!
18. Instalações Elétricas - Como as instalações hidráulicas, também são embutidas nos furos, dispensando conduites e caixas de luz, podendo os interruptores e tomadas serem fixados, diretamente sobre os tijolos.
19. A PRATICIDADE DESTE TIJOLO FARÁ SUA OBRA SER MUITO MAIS RÁPIDA!

Casa feita com os tijolos ecológicos
O processo inicia com a peneiração da terra, em seguida é feito a mistura de solo, cimento e água no misturador. Depois de pronta a mistura segue para a prensa hidráulica. São 6 toneladas de pressão que transformam a massa em tijolos ecológicos. Na seqüência, os tijolos passam pelo processo de hidrocura, ou seja são curados com água durante 20 dias até adquirirem a resistência adequada.
Pronto, o tijolo mede 12,5 cm de largura, 25 cm de comprimento e 6,5 cm de altura. E em conjunto com os tijolos também são fabricados os tijolos – canaletas e os meio-tijolos para que a construção fique perfeito e toda modulada. Os Tijolos ecológicos também são conhecidos por tijolos modulares de solo-cimento.
Economicamente viável, ecologicamente correto, visualmente agradável, a alternativa ainda gera novos empregos num setor que, mesmo diante da crise mundial, não foi abalado. O empresário confirma e exemplifica a importância de produções que somam positivamente na economia. “A construção civil é um setor em alta no Brasil e chegou o momento de construírmos de forma sustentável e ecológica. As obras feitas com estes sistema construtivo quase não geram entulhos, que um sério problema ambiental”

khalix
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 01 de Julho de 2010 às 12:59
Localização: brasil
Atividade ou Profissão: paredes

Re: CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL COM TIJOLO ECOLÓGICO - CURITIBA

Mensagem por khalix »

Obrigado por compartilhar isso conosco.
é muito bom material e realmente interessante.
boa sorte! ;)

Maurício Veiga
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 01 de Setembro de 2010 às 14:32
Localização: Curitiba - PR
Atividade ou Profissão: Designer

Re: Construção sustentável com tijolo ecológico - Curitiba

Mensagem por Maurício Veiga »

Muito boa as informações sobre a construção com o tijolo ecológico.
Trabalho com a fabricação do tijolo e projetos utiizando o mesmo.
A procura está aumentando a cada dia pois a qualidade do tijolo que produzimos
e os ganhos que o cliente têm na obra são muitos.
Para quem quiser mais informações, cotações ou qualquer dúvida realacionada,
pode entrar em contato comigo. Damos treinamento para os responsáveis das obras.

Obnrigado.
--
Maurício Veiga
41 9687-2522
41 8871-0305
E-mail/Msn: mauricio_jvf@hotmail.com

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem