Como Viabilizar a Sustentabilidade na Construção Civil

Espaço para divulgar eventos ligados à engenharia, arquitetura e construção civil como feiras e exposições.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Como Viabilizar a Sustentabilidade na Construção Civil

Mensagem por Equipe GdO »

Especialistas vão discutir uso racional da água, energia solar, etiquetagem de edifícios, legislação ambiental e custos de implantação e operação

Por Eric Cozza

A PINI realiza no dia 11 de agosto, das 9h às 17h, no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo, o seminário Como Viabilizar a Sustentabilidade na Construção Civil, que destaca o desafio de aliar crescimento com responsabilidade ambiental.

O evento tem o objetivo de debater alguns dos fatores críticos capazes de aumentar a ecoeficiência das edificações e de auxiliar as empresas no cumprimento da legislação, sem arcar com multas e sanções.
O uso racional da água, de energia elétrica e as possibilidades abertas pela energia solar constam entre os temas que serão abordados por especialistas do setor. Também serão discutidos os impactos da legislação ambiental e os custos de construção, operação e manutenção, assuntos indispensáveis para todos os profissionais da construção civil.

PALESTRAS
  • 9h às 10h: Uso Racional da Água: Estado-da-Arte no Brasil e no Mundo - Engenheiro Orestes Marraccini Gonçalves (Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
  • 10h30 às 11h30: Energia Solar: Alternativas e Viabilidade Técnica e Econômica - Engenheiro Racine T.A. Prado (Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
  • 13h30 às 14h20: Eficiência Energética: Regulamentação, Classificação e Conformidade Técnica - Engenheiro Roberto Lamberts (Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina)
  • 14h20 às 15h10: Legislação Ambiental na Construção Civil - Advogado José Carlos Baptista Puoli (Membro do Conselho Jurídico do SindusCon-SP)
  • 15h40 às 16h30: Custos de Construção, Operação e Manutenção de Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis - Engenheiro Luiz Henrique Ceotto (Diretor de Design & Construction da Tishman Speyer)
Currículo dos Palestrantes

Orestes Marraccini Gonçalves possui mestrado, doutorado e livre docência em Engenharia de Construção Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde coordena o grupo de ensino, pesquisa e extensão de engenharia de sistemas prediais do Departamento de Engenharia de Construção Civil. É membro da Comissão W62 - Water Supply and Drainage for Buildings do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction.

Racine T.A. Prado é mestre e doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo e professor associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Possui experiência em sistemas prediais, atuando principalmente nos seguintes temas: conservação e uso racional de água e energia, aquecimento de água, conforto térmico, ar-condicionado, automação predial e sustentabilidade ambiental dos edifícios.

Roberto Lamberts é doutor em Engenharia Civil pela University of Leeds. Atua como professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, vários trabalhos e nove livros editados. Coordena projetos de pesquisa com ênfase nas áreas de eficiência energética, bioclimatologia e conforto térmico.

José Carlos Baptista Puoli é mestre e doutor em Direito Processual pela Universidade de São Paulo, membro do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, especialista em legislação ambiental, professor dos cursos de especialização do Instituto Nacional de Pós-Graduação e do Centro de Extensão Universitária e advogado do escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados.

Luiz Henrique Ceotto é engenheiro civil formado pela Universidade de Brasília e mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo. Atua há 35 anos em grandes obras comerciais e residenciais no desenvolvimento de sistemas construtivos. Ocupa hoje a função de diretor de Design & Construction da Tishman Speyer.

Ficha Técnica
Seminário "Como Viabilizar a Sustentabilidade na Construção Civil"
Data: 11/08/09 (Terça-feira)
Local: Teatro Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 569, Bela Vista, São Paulo-SP
Horário: 9h às 17h
Informações e inscrições
Site: www.piniweb.com/sustentabilidade
Telefone: (11) 2173-2474

Fonte: PINIweb.com.br
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem