M&T Expo 2015

Espaço para divulgar eventos ligados à engenharia, arquitetura e construção civil como feiras e exposições.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

M&T Expo 2015

Mensagem por Equipe GdO »

Evento: M&T Expo 2015

Descrição:
A M&T EXPO – Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção completa 20 anos, com a realização de uma nova edição, em junho de 2015. Considerado o maior evento de negócios do setor na América Latina e uma das principais exposições do segmento em nível mundial, a feira, promovida a cada três anos, tem sua trajetória bem-sucedida ligada diretamente à evolução da área de máquinas no Brasil.

Idealizada em 1994 pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, a M&T EXPO recebeu o nome de I Mostra de Manutenção, Equipamentos & Tecnologia Aplicada e foi promovida entre 16 e 20 de setembro de 1995, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, após o acompanhamento minucioso do Comitê Organizador, presidido pelo engenheiro Afonso Mamede, atual presidente da entidade, que naquela época era o vice-presidente da instituição. “Foram mais de trinta reuniões realizadas desde dezembro de 94, quando fizemos o lançamento oficial do evento até sua inauguração”, lembra Mamede.

Participavam desses encontros a diretoria da Sobratema, formada naquela época por Carlos Fugazzola Pimenta (presidente), Jader Fraga dos Santos (diretor técnico), Mário Hamaoka (diretor financeiro), Antonio Roberto de Paula Ferreira (diretor de comunicações), Jorge Sabak Vianna (diretor de suprimentos), e os conselheiros: Egberto Rosa Campos, Gino Cucchiari, Jonny Altstadt, Permínio Amorim Neto, Sergio Palazzo, além de Nelson Costábile, atual gerente de Projetos Especiais da instituição, entre outros.

A primeira edição foi um marco para a área de equipamentos, com a presença 7500 visitantes, interessados em conhecer novidades de 70 expositores, representando 95 marcas. “Era um demanda do mercado, uma vez que não havia uma feira direcionada exclusivamente para esse segmento no Brasil”, afirma Mamede. “Até a realização da M&T EXPO, as empresas do setor precisavam expor em feiras de outros segmentos para tentar atingir seu público de interesse. Além disso, no âmbito internacional, já haviam exposições voltadas para o nosso negócio”, acrescenta.

Naquela época, o Brasil vivia um período econômico distinto, com a abertura das importações e a quebra de reserva do mercado de informática, o que possibilitou o acesso às novas tecnologias, como, por exemplo, a eletrônica embarcada. “O momento era ideal para promover um evento para nosso setor, onde os fabricantes de equipamentos e os prestadores de serviços tivessem a oportunidade de mostrar seus produtos, dar mais visibilidade a suas marcas e fazer negócios”, analisa Mamede.

Na segunda e sucessivas edições, a M&T EXPO seguiu uma trajetória de crescimento e, na última e oitava edição, realizada em 2012, alcançou números recordes, com 1.042 marcas e cerca de 3.500 equipamentos apresentados por 494 expositores, nacionais e internacionais, e público qualificado de 54.597 profissionais do Brasil e do exterior.

Essa expressiva expansão ao longo dessas quase duas décadas denota a consolidação da feira e por passar por diferentes períodos econômicos, a M&T EXPO adquiriu uma destacada característica, que é ser considerada como um importante termômetro para os fabricantes, usuários e fornecedores de equipamentos para construção e mineração. Na edição de 2012, parte dos compradores preferiu aguardar a realização da feira para conhecer as novidades dos fabricantes e, também, para negociar a compra de novos equipamentos ou finalizar negócios já iniciados, o que culminou na movimentação de cerca de R$ 1,2 bilhão (estimativa), considerando os negócios realizados. Já em 2009, quando havia incertezas econômicas decorrentes da crise mundial, que afetou as principais nações envolvidas com esse setor, a feira foi um importante divisor de águas ao alcançar um montante estimado de R$ 1 bilhão em negócios, revertendo, dessa maneira, os reflexos desse conturbado período.

“A M&T EXPO é a principal vitrine para lançamentos e inovações tecnológicas em equipamentos para a construção e mineração na América Latina, além de ter se tornado uma referência para o mercado. Por isso há essa expectativa por parte de todos os envolvidos – expositores e visitantes – em saber o que a feira vai apresentar para depois definir o rumo de seus negócios”, explica Mamede. “A participação dos principais fabricantes de equipamentos somada à visitação de empresários, engenheiros e profissionais das principais construtoras e mineradoras reforçam esse posicionamento”, complementa.

De acordo com o presidente da Sobratema, essa característica marcante de contribuir para mudar a direção e o ânimo do setor de equipamentos para construção e mineração corrobora para o papel da M&T EXPO em ser um impulsionador no desenvolvimento tecnológico e mercadológico desse segmento. “É um importante diferencial e um atributo exclusivo de nossa feira”, ressalta.

Por essa razão, toda campanha de comunicação da M&T EXPO 2015 estará baseada em sua atribuição em ser um polo agregador de tecnologias, inovações e negócios do segmento e uma referência para todos os profissionais envolvidos. Além disso, a comemoração dos 20 anos também será enfatizada durante os preparativos para a realização do evento bem como nos cinco dias de feira.

Por fim, Mamede destaca também outras características da exposição como o pioneirismo, a inovação e a sustentabilidade. “Em 2012, inauguramos uma nova era em feiras de grande porte com a utilização do credenciamento eletrônico por chip”, conta. Isso possibilitou obter, em tempo real, o número exato e a localização dos visitantes que participaram do evento. Já em termos de sustentabilidade, a Sobratema elaborou um plano ambiental que englobou uma série de iniciativas sustentáveis. Dentre todas as ações programadas, a principal delas foi a concessão de um selo ambiental para expositores que comprovaram a prática de atividades para a redução de emissões de poluentes decorrentes das ações planejadas antes, durante e após a M&T EXPO.
Data: 09 a 13 de Junho de 2015

Local: São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes)

Informações Adicionais:

Telefone - (11) 3662-4159 (PABX)

Email - mtexpo [arroba] sobratema.org.br

Site - http://www.mtexpo.com.br
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem