Telhas velhas oferecem maior frescor

Telhas e telhados, madeiramento, calhas, rufos, cumeeiras, coberturas de construções e edifícios em geral.
Responder
Avatar do usuário
Equipe GdO
Moderador do fórum
Moderador do fórum
Mensagens: 991
Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Notícias
Contato:

Telhas velhas oferecem maior frescor

Mensagem por Equipe GdO »

Acadêmicos do Departamento de Engenharia Civil da UEM chegaram à conclusão que os telhados de fibrocimento aumentam o frescor do ambiente, pela manhã, quando estão mais velhos. O estudo, apresentado no Eaic, foi elaborado a partir de sensores de temperatura conectados aos telhados de prédios da própria universidade.

O trabalho, intitulado “Comportamento térmico de telhados de fibrocimento de edifícios escolares em Maringá”, foi realizado pelos universitários Hugo Sefrian Peinado e Douglas Lautenschlager Peres, sob orientação da doutora Maria Zanin Meneguetti, que desenvolve pesquisas na área de materiais e componentes da construção civil.

O estudo mostra que os telhados de fibrocimento com mais idade deixam o ambiente menos quente pela manhã porque estão mais gastos. O resultado é que além de reter mais sujeira, os telhados que já ficaram porosos armazenam a garoa da noite anterior pela manhã. “O envelhecimento da telha não constitui agravo, ao contrário, ajuda a atenuar o gradiente térmico”, conclui a pesquisa.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná Online
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem