Precido de ajuda pro meu telhado.

Telhas e telhados, madeiramento, calhas, rufos, cumeeiras, coberturas de construções e edifícios em geral.
Responder
Alentejo
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 27 de Dezembro de 2012 às 00:28
Atividade ou Profissão: Publicitária

Precido de ajuda pro meu telhado.

Mensagem por Alentejo »

Olá pessoal, muito legal encontrar esse grupo aqui, e quero muito uma ajuda uma saída para meu problema, mais com um empecilho, falta de grana ou pouca grana, rs, então tem q realmente ser uma alternativa muito barata.
Sou de Niterói, tenho uma casinha bem pequena, que nem sei dizer quantos metros quadrados, não entendo muito bem disso, risos, quero ajuda de vcs no sentido do telhado, tenho uma laje muito bem feita, porém o calor que passa é muito grande e também tenho medo quando chove, haja vista a laje ficar cheia d'água, tenho medo que futuramente venha vazar, já moro aqui 3 anos e ela vai muito bem, mais preciso de uma alternativa boa, bonita e barata para resolver meu problema tbm do calor, o que vcs me indicam????

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Precido de ajuda pro meu telhado.

Mensagem por Leandro »

Alentejo escreveu:Olá pessoal, muito legal encontrar esse grupo aqui, e quero muito uma ajuda uma saída para meu problema, mais com um empecilho, falta de grana ou pouca grana, rs, então tem q realmente ser uma alternativa muito barata.
Sou de Niterói, tenho uma casinha bem pequena, que nem sei dizer quantos metros quadrados, não entendo muito bem disso, risos, quero ajuda de vcs no sentido do telhado, tenho uma laje muito bem feita, porém o calor que passa é muito grande e também tenho medo quando chove, haja vista a laje ficar cheia d'água, tenho medo que futuramente venha vazar, já moro aqui 3 anos e ela vai muito bem, mais preciso de uma alternativa boa, bonita e barata para resolver meu problema tbm do calor, o que vcs me indicam????
Caro amigo, vou tentar responder à sua dúvida com uma sugestão pessoal para seu problema, ok? Então vamos lá...

Quanto à redução da temperatura do cômodo, referente à laje (teto), o fundamental é diminuir a absorção de energia solar, principalmente energia térmica. Para isso, a solução mais fácil e barata seria pintar a laje na cor branca, que é a cor que menos absorve energia luminosa e consequentemente, também absorve menos energia térmica (calor). Tem uma breve explicação sobre isso neste post aqui (clique).

Para isso, você pode usar uma tinta acrílica (mais cara) ou PVA. Recomendo a acrílica e as diferenças básicas são que a tinta acrílica é mais brilhosa (reflete mais a luz), é menos porosa, ou seja, mais fácil de limpar quando necessário e mais impermeável (protegerá parcialmente a sua laje de infiltrações). Para ser completamente funcional, a laje não pode possuir trincas.

Resumidamente é essa a forma mais barata e prática para tentar resolver (ou amenizar) o problema do calor a curto prazo.

Agora uma forma mais cara e mais garantida é construir um telhado sobre esta laje, para protegê-la das agressões do ambiente, seja a ação da água (chuva) quanto do calor (Sol). E ainda assim, após feito o telhado, pode-se usar a primeira dica, de pintar o telhado de branco. Para economizar, você pode usar telhas de fibrocimento (chamadas popularmente de Brasilit, que é uma marca comercial). Elas são mais baratas e não requerem um madeiramento tão elaborado e reforçado.

Periodicamente, você terá que providenciar a limpeza da laje ou do telhado (pintado de branco), ou ainda, uma nova pintura, para que os benefícios de utilizar a cor branca sejam mantidos. Em alguns países, órgãos públicos como prefeituras, dão incentivos fiscais (isenção de impostos) para grande indústrias que possuam enormes áreas cobertas, para que mantenham seus telhados pintados de branco para colaborar com a redução do aquecimento global, fazendo com que a energia solar e térmica do sol seja refletida ao invés de absorvida.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

soniforming
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 20 de Novembro de 2013 às 12:01
Atividade ou Profissão: Fabricante de telha verde

Re: Precido de ajuda pro meu telhado.

Mensagem por soniforming »

Caro amigo, uma boa ideia também seria fazer um telhado verde, sou fabricante de módulos que reservam a água em sima da laje para alimentar as plantas que você escolher colocar em seu telhado isso vai deixar o ambiente mas fresco e você ajuda a natureza.

Abraços

telhas100
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 07 de Janeiro de 2014 às 16:53
Atividade ou Profissão: venda de telhas ecologicas

Re: Precido de ajuda pro meu telhado.

Mensagem por telhas100 »

Caro amigo,
Pintar a lage de branco é uma solução paliativa, dinheiro jogado fora. Tem que ver também que laje exposta acumula água da chuva, que vai filtrando no ambiente e tem o caso da dengue.
O melhor e partir para um telhado, usando telhas leves, minha sugestão são as de fibra vegetal betumizada, (ecológicas) elas pedem madeiras leves e baratas.
Estas telhas já são impermeabilizadas, não passam água. Diminui o calor e o barulho. Além de não quebrar com chuvas de granizo.
Seguindo o manual do fabricante terá um telhado para muito tempo.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem