Tinta Térmica para redução de calor em telhados

Telhas e telhados, madeiramento, calhas, rufos, cumeeiras, coberturas de construções e edifícios em geral.
Responder
Ronaldo V
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 23 de Março de 2012 às 10:51
Localização: sao bernardo do campo
Atividade ou Profissão: obras

Tinta Térmica para redução de calor em telhados

Mensagem por Ronaldo V »

Parabéns ao fórum pois traz informações de grande valia.

Sou novo e gostaria de uma ajuda para ter informações se há conhecimentos de uma tinta para pintura em telhados para reduzir o calor interno.

Obrigado

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Tinta Térmica para redução de calor em telhados

Mensagem por Leandro »

Caro Ronaldo V, seja bem-vindo e obrigado por suas palavras. Somos todos nós que fazemos o fórum, logo, todos os membros merecem os parabéns ;)

Sobre qual tinta usar para a pintura do telhado com o objetivo de diminuir o calor interno do edifício ou construção, basicamente o principal é usar cores claras, simples assim.

Na Europa é comum os governos oferecerem benefícios a quem pintar da cor branca os telhados e coberturas de edificações, principalmente grandes galpões industriais, que possuem uma enorme área. Os governos de lá, mais interessados na preservação do meio ambiente e menos na corrupção, diferente de cá, fazem isso para incentivar práticas que diminuam o aquecimento global.

Explicando o porquê da pintura do telhado com a cor branca, trata-se da quantidade de luz absorvida pela cor que é convertida em energia térmica.

Explicando melhor a luz e as cores, porém, de forma leiga e simples, imagine que a luz do sol é composta pelas cores do arco-íris (visível quando a luz atravessa partículas de água no céu), que são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. Você também precisa saber que as cores preta e branca são respectivamente a ausência total de cor e a soma de todas as cores. Isto posto, sabemos que nós só enxergamos os objetos quando há iluminação, porque a luz tem que atingir o objeto e ser refletida para os nossos olhos. Quando enxergamos um objeto vermelho, por exemplo, signfica que ele absorveu todas as cores e refletiu apenas o vermelho para os nossos olhos. Então, de acordo com o que dissemos anteriormente, podemos imaginar que a cor preta absorverá toda a luz e não refletirá nada para os nossos olhos (lembre-se que um buraco negro, é preto exatamente porque absorve toda a luz). Ao contrário do preto, o branco não absorve nenhuma cor e reflete todas para os nossos olhos.

Com base no que foi dito acima, a cor que absorver mais luz ficará mais quente e a que absorver menos luz ficará mais fria, afinal, a luz é uma forma de energia e sabemos que energia luminosa pode se transformar em energia térmica, assim como em outros tipos como potencial, elétrica, sinética, etc.

Logo, resumindo, pinte seu telhado da cor branca ou da cor mais clara possível para diminuir a absorção da energia e consequentemente temperatura.

Algumas fontes de consulta do assunto abordado:
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marlboro
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 24 de Março de 2012 às 15:56
Localização: Bragança Paulista
Atividade ou Profissão: pintor

Re: Tinta Térmica para redução de calor em telhados

Mensagem por marlboro »

Boa tarde a todos,

Recentemente utilizei um produto que oferece 3 beneficios na redução do calor, que achei muito interessante, pois reduziu consideravelmente a temperatura de um sótão.

1a. Reflete a luz solar por ter pérolas, e estas, refletem bem a luz solar
2a. Ter um bloqueador, pois é na cor Branca, evitando que a cor absorve menos que outras cores
3a. É que uma tinta que expande consideravelmente, de 3 a 5 vezes a espessura da tinta, quando o telhado atingir mais que 70 graus, essa espansão ocorre depois de pintado o telhado, quando ocorrer um calor intenso, entre a tinta e o telhado formam bolhas de ar evitando que o filme quente aqueca as telhas.

Além que o acabamento é brilhante e liso, evitando que retenha sujeira como poeira ou fuligem no telhado, numa pancadinha de chuva, já eh o suficiente pra lava-lo.

Espero ter colaborado com sua questão, pois antes de encontrar a solução eu pesquisei bastante, mas deu certo.

Abraços a todos do forum

xtremac
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 01 de Setembro de 2012 às 09:49
Atividade ou Profissão: Designer

Re: Tinta Térmica para redução de calor em telhados

Mensagem por xtremac »

Olha, eu pesquisei bastante e encontrei está empresa aqui solarreflex.com.br, na empresa que presto consultoria, eles fizeram a 15.000 m2 e os diretores ficaram bastante satisfeitos, os funcionários trabalham melhor, o telhado ficou sem goteiras e reduziram o gasto com energia elétrica em mais de 40% com refrigeração.

Tecnolirb
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 20 de Setembro de 2016 às 13:22
Localização: SÃO PAULO
Atividade ou Profissão: Pintura e manutenção

Re: Tinta Térmica para redução de calor em telhados

Mensagem por Tecnolirb »

Olá pessoal,

Sim, o simples fato de pintar o telhado de branco com qualquer tinta também reflete a radiação solar, diminuindo a sensação térmica, mas hoje existem no mercado tintas elaboradas com alta tecnologia especificamente para este fim, garantindo resultados superiores tornando o investimento satisfatório, além de trazerem inúmeros outros benefícios na aplicação. Por este motivo recomendo a utilização de tinta térmica refletiva e impermeabilizante para telhados:

A principal fonte de aquecimento das estruturas prediais é o calor absorvido pelo telhado e paredes. A tinta térmica por reflexão é um revestimento a base de água com microesferas cerâmicas de alta refletância e baixa condutividade térmica, capaz de refletir grande parte da radiação solar, evitando assim que seja convertida em calor pela estrutura, reduzindo a temperatura interna do ambiente.

Vantagens:
- Redução no consumo de energia de refrigeração entre 40% e 60%, com diminuição de sensação térmica em até 15°C;
- Em noites frias evita a condensação interna, principalmente em coberturas metálicas;
- Redução da proliferação de mofos, umidades, bolores movidos pela incidência de calor aliado à umidade;
- Elimina as goteiras e infiltrações na cobertura;
- Pouco peso sobre a cobertura;
- Recomendado para construção sustentável, por ser a base de água com baixo teor de solventes orgânicos voláteis (VOC);
- Garantir que sua empresa fique em conformidade com os requisitos da NR15 – Anexo III – Limites de tolerância de exposição ao calor, evitando multas e ações trabalhistas;
- Atingir os requisitos necessários para os procedimentos de concessão do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição ou Armazenagem da ANVISA – RDC nº 39;
- Pode ser aplicado em Coberturas de concreto, fibrocimento, amianto, metálica, fibra, cerâmica e plástico;
- Aplicação por máquinas Airlees: menor tempo de aplicação e melhor aproveitamento do produto.
- Garantia de 05 anos.

Espero ter ajudado!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem