Diminuir calor em telha de amianto

Telhas e telhados, madeiramento, calhas, rufos, cumeeiras, coberturas de construções e edifícios em geral.
marcos_andrade22
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 12 de Dezembro de 2011 às 20:22
Localização: rio de janeiro
Atividade ou Profissão: vendedor

Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por marcos_andrade22 »

Boa pessoal, eu aqui em casa possuo um telhado de amianto que faz muito calor e vi em uma loja uma manta térmica que diz diminuir o calor, um amigo meu colocou em sua laje e realmente diminuiu, porém acho que a dele foi colocada com maçarico e não acho que possa se fazer isso em telhas.

Alguem poderia me dar uma indicação de qual manta eu compro e como alplicar no telhado?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por Leandro »

marcos_andrade22 escreveu:Boa pessoal, eu aqui em casa possuo um telhado de amianto que faz muito calor e vi em uma loja uma manta térmica que diz diminuir o calor, um amigo meu colocou em sua laje e realmente diminuiu, porém acho que a dele foi colocada com maçarico e não acho que possa se fazer isso em telhas.

Alguem poderia me dar uma indicação de qual manta eu compro e como alplicar no telhado?
Uma dica é fazer como um tio meu fez na sua casa de praia onde não havia laje.

Coloque forro abaixo do telhado (PVC ou Madeira) e entre o forro e o telhado, placas de Isopor. O resultado é bem satisfatório e muito barato.

Se mais alguém tiver alguma idéia... será muito bem-vinda :)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marcos_andrade22
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 12 de Dezembro de 2011 às 20:22
Localização: rio de janeiro
Atividade ou Profissão: vendedor

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por marcos_andrade22 »

Sim depois desta manta pretendo colocar um forro por dentro, mas antes preciso de algo por cima tambem, pois por mais que eu tente tampar sempre ficam umas gotas e pelo que li as mantas ipermeabilizam tambem.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Isolantes térmicos para telhados

Mensagem por Leandro »

marcos_andrade22 escreveu:Sim depois desta manta pretendo colocar um forro por dentro, mas antes preciso de algo por cima tambem, pois por mais que eu tente tampar sempre ficam umas gotas e pelo que li as mantas ipermeabilizam tambem.
Creio que sim Marcos...

Dicas de mantas: Dicas de forros isolantes: O forro de PVC que falei é este aqui.

Você poderia colocá-lo e entre o forro e o telhado, instalaria placas de isopor de 5cm por exemplo.

Mais sobre isolantes térmicos para telhados: http://metalica.com.br/subcoberturas-is ... a-telhados
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

Reinaldo Pires
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: 13 de Dezembro de 2011 às 08:33
Localização: São Sebastião, SP
Atividade ou Profissão: Empreiteiro

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por Reinaldo Pires »

Um método simples e barato é pintar as telhas de branco com cal de pintura, a cor branca evita o aquecimento, em alguns paises é comum essa pratica.
Lembre-se de usar fixador na mistura.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por Leandro »

Reinaldo Pires escreveu:Um método simples e barato é pintar as telhas de branco com cal de pintura, a cor branca evita o aquecimento, em alguns paises é comum essa pratica.
Lembre-se de usar fixador na mistura.
Muito bem lembrado Reinaldo, e só pra ficar mais claro, é pra pintar a parte de cima da telha, a que fica exposta ao sol.

A cor branca é a que menos absorve os raios solares, por isso é conhecida como a união de todas as cores, pois reflete toda a luz aos nossos olhos. Em contrapartida o preto é a ausência das cores, pois absorve toda a luz e não reflete nada.

Como o Reinaldo citou, em alguns países esta medida é inclusive encorajada pelos governos com incentivos principalmente para empresas que possuem enormes galpões.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marcos_andrade22
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 12 de Dezembro de 2011 às 20:22
Localização: rio de janeiro
Atividade ou Profissão: vendedor

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por marcos_andrade22 »

Reinaldo Pires escreveu:Um método simples e barato é pintar as telhas de branco com cal de pintura, a cor branca evita o aquecimento, em alguns paises é comum essa pratica.
Lembre-se de usar fixador na mistura.
Primeiramente desculpe o sumiço , mas final de ano é complicado.

Mas voltando ao assunto, eu já pintei uma vez mas com o tempo a telha vai escurecendo novamente.

Eu coloquei manta de aluminio aqui para fazer um teste e não ficou muito bom, estou pensando seriamente na primeira sugestão do leandro e colocar forro de pvc com uma camada de isopor, minha preoucupação é se não seria perigoso de pegar fogo o isopor.

O que acham?

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por Leandro »

marcos_andrade22 escreveu:
Reinaldo Pires escreveu:Um método simples e barato é pintar as telhas de branco com cal de pintura, a cor branca evita o aquecimento, em alguns paises é comum essa pratica.
Lembre-se de usar fixador na mistura.
Primeiramente desculpe o sumiço , mas final de ano é complicado.

Mas voltando ao assunto, eu já pintei uma vez mas com o tempo a telha vai escurecendo novamente.

Eu coloquei manta de aluminio aqui para fazer um teste e não ficou muito bom, estou pensando seriamente na primeira sugestão do leandro e colocar forro de pvc com uma camada de isopor, minha preoucupação é se não seria perigoso de pegar fogo o isopor.

O que acham?
Aqui tem uma lista de isolantes térmicos dos quais você pode estudar a utilização.

Sobre o quão inflamável é o Isopor (espuma de poliestireno), tenha a certeza de que é bastante inflamável, visto que é um composto fabricado a base de petróleo e gás natural.
Devido a sua alta combustibilidade, são incorporados retardantes de chama na sua produção passando o poliestireno assim composto a ser denominado dificilmente inflamável.
Fonte: Wikipedia
Neste caso, se for usar Isopor ou similares, é melhor se informar bem quanto a combustibilidade do material.
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

marcos_andrade22
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 12 de Dezembro de 2011 às 20:22
Localização: rio de janeiro
Atividade ou Profissão: vendedor

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por marcos_andrade22 »

Boa, novamente a demora no post, é que só agora consegui comprar o material que decidi utilizar.
Comprei uma manta térmica que se coloca na parte interna do telhado, até fui na loja comprar a manta asfaltica mas a vendedora me informou que aquela era somente para lajes e não telhados de amianto, o engraçado é que já vi destas mantas em telhados de barro, mas tudo bem.
Realizei a instalação por debaixo do telhado e antes mesmo que pudesse testar foi necessário tirar devido a poeira que acumulou devido ao material não ser lizo, agora os planos são comprar forro de pvc e aplicar a manta por cima.

Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
Mensagens: 999
Registrado em: 22 de Janeiro de 2007 às 20:45
Localização: São Paulo - SP - Brasil
Atividade ou Profissão: Empresário
Contato:

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por Leandro »

marcos_andrade22 escreveu:...agora os planos são comprar forro de pvc e aplicar a manta por cima.
Gostei da idéia ;)
Imagem Imagem GUIA DA OBRA - Tudo sobre Construção e Reforma

UNILIT DO BRASIL
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 10 de Fevereiro de 2012 às 22:19
Localização: Vargem Grande do Sul
Atividade ou Profissão: Empresa de Isolamento Térmico

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por UNILIT DO BRASIL »

Bom Marcos , nós produzimos um sistema inovador de isolamento térmico , é muito simples nós temos placas térmicas em eps com o mesmo formato de sua telha, voce só precisa passar cola e aplicar diretamente SOB as telhas . Simples não? ... ah e resolve seu problema de temperatura . www.unilit.com.br
Unilit do Brasil
Placas Térmicas em EPS para isolamento térmico de telhados
Vendas: vendas@unilit.com.br
Site: http://www.unilit.com.br

marcos_andrade22
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: 12 de Dezembro de 2011 às 20:22
Localização: rio de janeiro
Atividade ou Profissão: vendedor

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por marcos_andrade22 »

Eu já andei pesquisando sobre o sistema de voces, mas moro no Rio de Janeiro e não localizei revendedores aqui e nem informações de como comprar mas seria uma boa opção pelo que andei lendo.
Este tipo de produto deveria ter uma revenda mais ampla pois é único.
Muito obrigado pelo contato.

UNILIT DO BRASIL
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 10 de Fevereiro de 2012 às 22:19
Localização: Vargem Grande do Sul
Atividade ou Profissão: Empresa de Isolamento Térmico

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por UNILIT DO BRASIL »

Bom dia , estamos fazendo venda diretamente pelo nosso site ( www.unilit.com.br ) nele temos atendimento on line.
Nós precisamos saber qual a marca e o modelo da sua telha, se vc não souber bata umas fotos do telhado por baixo e mande para vendas@unilit.com.br
e estudaremos qual o produto para te oferecer ... e quantos m2 vai precisar.
ok, abraços
Unilit do Brasil
Placas Térmicas em EPS para isolamento térmico de telhados
Vendas: vendas@unilit.com.br
Site: http://www.unilit.com.br

marlboro
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 24 de Março de 2012 às 15:56
Localização: Bragança Paulista
Atividade ou Profissão: pintor

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por marlboro »

Boa tarde,

Eu recomendaria pintar com a tinta térmica que expande com calor, ela é perolada pra refletir a luz do sol, é branca para não absorver calor, e expande com o telhado atingindo 70 graus ou mais, essa expansão ocorre se necessário, mas é ela que impede o calor passar para baixo da telha.

E tem o acabamento brilhante, e liso, assim, qualquer chuva limpa as sujeiras que depositadas na tinta.

Abraços..

Tecnolirb
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 20 de Setembro de 2016 às 13:22
Localização: SÃO PAULO
Atividade ou Profissão: Pintura e manutenção

Re: Diminuir calor em telha de amianto

Mensagem por Tecnolirb »

Olá,

Recomendo a utilização de tinta térmica refletiva e impermeabilizante para telhados:

A principal fonte de aquecimento das estruturas prediais é o calor absorvido pelo telhado e paredes. A tinta térmica por reflexão é um revestimento a base de água com microesferas cerâmicas de alta refletância e baixa condutividade térmica, capaz de refletir grande parte da radiação solar, evitando assim que seja convertida em calor pela estrutura, reduzindo a temperatura interna do ambiente.

Vantagens:
- Redução no consumo de energia de refrigeração entre 40% e 60%, com diminuição de sensação térmica em até 15°C;
- Em noites frias evita a condensação interna, principalmente em coberturas metálicas;
- Redução da proliferação de mofos, umidades, bolores movidos pela incidência de calor aliado à umidade;
- Elimina as goteiras e infiltrações na cobertura;
- Pouco peso sobre a cobertura;
- Recomendado para construção sustentável, por ser a base de água com baixo teor de solventes orgânicos voláteis (VOC);
- Garantir que sua empresa fique em conformidade com os requisitos da NR15 – Anexo III – Limites de tolerância de exposição ao calor, evitando multas e ações trabalhistas;
- Atingir os requisitos necessários para os procedimentos de concessão do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, Distribuição ou Armazenagem da ANVISA – RDC nº 39;
- Pode ser aplicado em Coberturas de concreto, fibrocimento, amianto, metálica, fibra, cerâmica e plástico;
- Garantia de 05 anos.

Espero ter ajudado!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem