Nova pergunta para novas respostas rsrs Fundação, broca, sob

Estacas, brocas, baldrames, sapatas, fundação de construções em geral.

Nova pergunta para novas respostas rsrs Fundação, broca, sob

Mensagempor assiscarvalhoo » 21:40 - Segunda-feira, 13/05/2013

Boa noite pessoal, vejo aqui muita gente com dúvidas sobre como fazer a fundação de um sobrado e eu também tenho essa dúvida, mas muitas respostas são as mesmas como: "Procure um engenheiro estruturalista" "Procure um especialista como engenheiro" ou ainda "Não tem como nós sabermos pois não temos o projeto e nem sabemos o tipo de solo" e "etc...". Então vim aqui para reformular as perguntas. Muitos tem medo aqui de responder pois acham que se responderem como fazer uma fundação por exemplo para um sobrado e der errado, vão ser culpados e a pergunta pode ser mudada para retirar totalmente a responsabilidade dos senhores e apenas soar como o que vcs faria em alguns casos ok?.

Primeira pergunta:

Então gostaria de Saber como os amigos frequentadores deste fórum, fariam o alicerce de um sobrado pequeno de 60 metros quadrados ou 100 metros quadrados, caso o solo do terreno ou da obra em que os senhores estão trabalhando e fazendo o projeto, fosse um solo por exemplo arenoso com argila(pode ser rija ou dura, úmida etc.), que a se cavar 2 metros ainda seja argila ou como queiram chamar, aquele barro(areia) vermelha um pouco úmida? Usariam brocas? Apenas sapatas? Quais as espessuras das ferragens das sapatas, brocas, pilar, vigas, etc., que sejam ideais para suportar, até podemos usar aqui o coeficiente de segurança para que muitos não digam que so vendo o projeto para dar palpite. Lembrando que a perguntar foi diferente, e, é o que os senhores fariam, e não o que eu faço na minha obra...?

Segunda pergunta:

Muitos dizem que cavariam as brocas até encontrar terreno firme.!!, mas o que é terreno firme para os senhores tirando ai rocha, digo em relação a algum tipo de terra mais dura e compacta, ou mesmo a própria argila. E caso eu cave, cave, cave, não encontre nem lençol de água e continue essa argila um pouco úmida, posso parar por ali e não? ou é necessário encontrar um solo que não tenha mais como cavar de tão duro???

Então pessoal, imagino que com as respostas de que vocês fariam, e não o que eu devo fazer na opinião de vocês, vai retirar a responsabilidade dos senhores engenheiros ou outros profissionais da área, e, servirá de referência pois como vocês sabem, nem todos podem pagar projetistas e engenheiros, até por que essa pergunta é para pessoas que pretendem construir bem devagar e suado, e não para aqueles que já tem dinheiro pra fazer tudo em 1 mês ok? Espero que os senhores nos ajudem, afinal se não ajudarem, vamos fazer da mesma forma, pois existem muitos mestres e pedreiros bons que são inteligentes pois fazem a obra usando a coeficiente de segurança, usando mais ferragens e etc para garantir, mas a ajuda aqui é de grande importância.

Abraço e espero respostas!! rsrs
assiscarvalhoo
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 1
Registrado em: 21:13 - Segunda-feira, 13/05/2013

Voltar para Fundação, baldrames e estacas

 


  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: CommonCrawl [Bot] e 3 visitantes