Norma de medidas de construção

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.

Norma de medidas de construção

Mensagempor mcossini » 10:44 - Sábado, 14/01/2012

Qual é a norma que eu devo procurar q determina medidas mínimas q uma construção deve ter :-)
mcossini
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 3
Registrado em: 10:36 - Sábado, 14/01/2012
Localização: São Paulo

Re: Norma de medidas de construção

Mensagempor Leandro » 10:51 - Sábado, 14/01/2012

Bem-vindo e obrigado por participar do Guia da Obra.

Sobre sua pergunta, não entendi direito. Você quer saber sobre medidas mínimas de que tipo de construção? Fala de cômodos em particular (quartos, cozinhas, banheiros) ou de edificações completas residenciais, comerciais ou industriais?

Fico no aguardo de sua resposta.

Abraço
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
 
Mensagens: 908
Registrado em: 19:45 - Segunda-feira, 22/01/2007
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Norma de medidas de construção

Mensagempor mcossini » 11:06 - Sábado, 14/01/2012

Isso, aquela norma q fala exatamente sobre medidas de casas residenciais. Eu tinha baixado uma documentação sobre o assunto, mas perdi o arquivo e tb nao me lembro o nome. Nao sei exatamente se é uma norma ou somente uma documentaçao q fala sobre o assunto. Me lembro q era um arquivo com várias páginas falando sobre o assunto como tamanho dos quartos, sala, banheiro, como deveria ser a cozinha, altura das tomadas, tamanho de corredor, altura dos degraus de uma escada, etc. Deu p entender Leandro?
Obrigada por sua ajuda...
mcossini
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 3
Registrado em: 10:36 - Sábado, 14/01/2012
Localização: São Paulo

Re: Norma de medidas de construção

Mensagempor Leandro » 14:17 - Sábado, 14/01/2012

mcossini escreveu:Isso, aquela norma q fala exatamente sobre medidas de casas residenciais. Eu tinha baixado uma documentação sobre o assunto, mas perdi o arquivo e tb nao me lembro o nome. Nao sei exatamente se é uma norma ou somente uma documentaçao q fala sobre o assunto. Me lembro q era um arquivo com várias páginas falando sobre o assunto como tamanho dos quartos, sala, banheiro, como deveria ser a cozinha, altura das tomadas, tamanho de corredor, altura dos degraus de uma escada, etc. Deu p entender Leandro?
Obrigada por sua ajuda...


Não sei se entendi direito, acho que é isso:

Cozinha - A área mínima é de 4 m², sendo mínimo de 90 cm no corredor de circulação. A pia 55 cm de profundidade no mínimo enquanto que a altura média fica em 92 cm e pode variar conforme a estatura dos moradores.

Área de serviço - Área mínima de 4 m² e o tanque deve estar em uma altura mínima de 80 cm.

Banheiro - As dimensões variam de acordo com as peças a serem instaladas e sua categoria, por exemplo: simples, de luxo ou funcional. Em todos, a medida mínima é de 80cm, em termos de ergonomia.
  • Apenas com bacia sanitária: Área mínima de 1,20 m².
  • Com bacia sanitária e lavatório: Área mínima é 1,50 m².
  • Com bacia sanitária e chuveiro: Área mínima é 2 m².
  • Se contiver bacia sanitária, chuveiro e lavatório: Área mínima é 2,50 m².
  • As dimensões mínimas do box de chuveiro são 70x70 cm, sendo o ideal maior que 80cm.

Lavabo - Com lavatório e vaso sanitário a área mínima é de 80 x 120cm, ou seja, quase 1 m². Dica: A porta deve ser aberta, sempre, para fora, não só para economizar espaço interno mas para permitir fácil acesso caso alguém desmaie lá dentro. Usa-se muito atualmente portas sanfonadas em PVC.

Hall de entrada - O ideal é ter espaço mínimo de 1,80 x 1,80 m.

Garagem - O espaço reservado para garagens requer um estudo detalhado baseado no espaço necessário para os veículos, manobra e circulação dos mesmos, além é claro, das portas e circulação de pessoas com eventuais cargas e descargas de bagagens. O espaço mínimo é de 2,25 x 4,50 m, mas recomenda-se, se possível, pelo menos 2,80 x 5 m. As vagas devem permitir que, quando o veículo estiver estacionado centralizado nela, haja espaço mínimo de 30 cm ao redor para o embarque e o desembarque.

Adega - O local onde se encaixam as garrafas inclinadas (colmeia), deve ter 30 cm de profundidade e cada compartimento deve possuir pelo menos 12 cm de diâmetro.

Dormitórios - A área mínima é de 8 m² enquanto que a dimensão mínima é de 2,50m. Para dormitórios mais confortáveis e versáteis, recomenda-se que a dimensão mínima seja de 3,00 m. Ao projetar um dormitório pense no espaço reservado para a cama, que possui comprimento mínimo em torno de 2 m e largura que varia com o tipo:
  • Casal comum: Ao menos 1,38 m mas pode chegar a mais de 2,00 nos modelos “King Size”;
  • Solteiro: De 80cm a 1,05m.
Lembre-se do espaço para circulação ao redor da cama, deve haver uma distância livre de pelo menos 60 cm nas laterais e de 75 cm nos pés.
Um dormitório de empregada que realmente vá ser usado como tal deve ter, no mínimo, 6 m² de área e medida mínima de 2 m.

Closet - A área mínima de um ambiente de vestir é 4 m², sendo que a dimensão mínima é de 2 m.

Salas - Mínimo de 8 m² de área útil. Para salas de TV, a área mínima recomendada é de 4 x 3 m com pé-direito de 2,40 m, visando conforto acústico e visual para assistir TV ou ouvir música, e a distância entre a TV e o telespectador deve ficar em torno de 2,50 m. A altura do centro do monitor de TV deve estar entre 50 e 80 cm do chão.
No mínimo, uma mesa redonda para quatro pessoas deve ter 90 cm de diâmetro e uma para seis pessoas 1,25 m. Uma mesa quadrada com quatro lugares tem dimensão mínima de 1,30 x 1,30 m e a de oito lugares fica em 1,50 x 1,50 m.
É recomendável reservar 80 cm entre o encosto da cadeira e a parede para que os usuários possam sentar e levantar tranqüilamente da mesa, mas se puder deixe um espaço maior.

Escadas e corredores - Deve ter largura mínima de 0,90 m. Quando curva e estreita, a largura varia entre 0,70 m e 0,80 m. Para uma escada com espaço para duas pessoas passarem ao mesmo tempo, a largura mínima é de 1,20 m. Nas escadas de uso coletivo, para três ou mais pessoas usarem ao mesmo tempo, a largura mínima é de 1,90 m. Em todos os casos, o pé-direito deve ter, no mínimo, 2,10 m.
Não se esqueça também dos degraus. Para as escadas ou desníveis serem confortáveis e seguros, cada degrau precisa terno mínimo 0,17 m de altura e 0,27 m de largura. Nunca deve ser maior que 0,85 m. Assim você garantirá segurança na circulação

Guarda corpo e peitoris - Geralmente projetado para a proteção de escadas e terraços, o guarda corpo deve ter altura suficiente para evitar quedas. A altura mínima deve ser de 85 cm, enquanto que um peitoril de janela deve ficar entre esta medida e 1,10.

Instalação Elétrica - As tomadas são colocadas em três alturas, conforme seu uso: as baixas, entre 25 a 40 cm. As de altura média, usadas geralmente para os interruptores, ficam entre 90 a 120cm, sendo mais usual a medida de 110cm. Já as tomadas altas, usadas para chuveiros, exaustores e aparelhos de ar condicionado, ficam entre 2,10 a 2,20 m.
Os interruptores ficam entre 1 m a 1,30 m. Nos dormitórios, é importante colocar pelo menos dois interruptores, um junto à porta de entrada e outro perto da cabeceira da cama.
A campainha deve ser instalada no máximo a 1,50 m de altura para permitir o acesso a crianças e portadores de deficiência física, e no máximo a 30 cm do portão, para que o braço possa alcançá-la sem esforço.

Instalação Hidráulica - A altura mínima do registro da água do chuveiro deve estar a 1,20 m e a ducha ou chuveiro a 2,10 m na parte de baixo, enquanto que o registro geral devem ficar a 1,90. Esgoto de tanque fica a 40 cm e de pia de cozinha a 50cm do chão.

Portas - Nas medidas de portas deve-se entender o que é medida da folha e o que é vão-luz. Convencionou-se que a folha de porta entra 1 cm de cada lado e 1 cm no topo para encaixar no batente. Já o vão-luz é a medida livre no batente, sendo que a medida padrão para a altura do vão-luz é de 2,10m. Assim, uma porta com vão-luz de 80cm vai usar uma folha de 82 x 211. Uma porta com folha dupla e vão luz de 1,40m vai usar duas folhas de 72 x 211cm.
As medidas comerciais para as portas são de 60, 70, 80, 90 e 100cm. Usa-se a de 60cm em banheiros, lavabos e despensas, a de 70cm para banheiros e até nos dormitórios, mas nestes últimos é melhor ficar com portas de 80cm, para facilitar a entrada dos móveis. Nos corredores e portas de entrada recomenda-se portas de 90 em ou mais.
Se necessário instalar um olho mágico, este deve ficar ao centro da porta em uma altura mínima de 1,50 m, mas que deve ser medida pela altura do olho da menor pessoa da casa para garantir a comodidade de todos.

Janelas - Janelas de cozinha devem ter seu peitoril numa altura mínima de 1,25 m. Para dormitórios, escritório e salas, a altura mínima é de 1 m enquanto nos banheiros é de 1,80 m, podendo ser menos desde que se garanta a privacidade do usuário com elementos como vegetação, brise-soleil ou muros.
Em qualquer caso, a área de iluminação deve ser de 1/10 da área de piso para ambientes de permanência prolongada, como salas e dormitórios, e de 1/7 da área de piso para ambientes transitórios, como banheiros e cozinhas.
A área de ventilação natural deve ser de, no mínimo, a metade da superfície de iluminação natural para cada ambiente.
Por exemplo, uma sala de 20 m² deve ter janela com no mínimo 2 m² envidraçada e que abra permitindo vão de ventilação com ao menos 1 m².

Armários - Para qualquer tipo de armário o ideal é não ultrapassar 1,80 m, para evitar o uso freqüente de escadas. Pode-se usar armários mais altos, mas recomenda-se que não passem de 2 m desmontados, para que possam passar pelas portas. Em caso de optar pelos armários embutidos recomenda-se que, quando suspensos, tenham pés com altura mínima de 0,10 m para facilitar a limpeza.

Lembrando que as medidas podem variar de acordo com a legislação de cada região (prefeituras).

Fontes de pesquisa:
Avatar do usuário
Leandro
Fundador do GdO
Fundador do GdO
 
Mensagens: 908
Registrado em: 19:45 - Segunda-feira, 22/01/2007
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Norma de medidas de construção

Mensagempor mcossini » 14:42 - Sábado, 14/01/2012

É isso, mas tem uma documentação bem completa a respeito desse assunto. Nao me lembro o nome. É esse nome dessa documentacao q preciso encontrar...
mcossini
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 3
Registrado em: 10:36 - Sábado, 14/01/2012
Localização: São Paulo


Voltar para Construção e Reformas em geral

 


  • Tópicos relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: CommonCrawl [Bot] e 4 visitantes