Manutenção de Elevadores

Fórum sobre construção civil e reformas em geral, para temas que não se enquadrem nas demais seções do Guia da Obra.

Manutenção de Elevadores

Mensagempor Leandro » 15:25 - Quinta-feira, 09/04/2009

Sobe e desce tranqüilo

Critério na escolha da empresa de manutenção evita transtornos com elevadores

SEGURANÇA – Reparos preventivos e corretivos devem ser feitos por empresas especializadas

Levar em conta alguns fatores na hora de contratar uma empresa de manutenção de elevadores pode evitar transtornos a síndicos e condôminos. Em primeiro lugar, é o responsável técnico da empresa deve ser um engenheiro mecânico, ela tem que disponibilizar funcionários durante 24 horas por dia e precisa ser registrada no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Fora isso, o condomínio deve exigir em contrato que a empresa, pelo menos uma vez por mês, faça a manutenção dos equipamentos.

Para o gerente técnico da Alphosonic, Luiz Fernando Bertolin a manutenção mensal é essencial. “Tem algumas peças que a vida útil é de seis meses, outras chegam a anos, como o cabo de aço. No entanto, a manutenção correta e troca destes produtos na época certa evita que problemas simples se tornem sérios”, diz. Depois de verificar se a empresa está de acordo com as exigências, o condomínio precisa avaliar qual o modelo de contrato mais eficaz para ele. No mercado existem dois tipos, sendo um de conservação e o outro de manutenção integral. O primeiro consiste na vistoria mensal que pode ser de forma preventiva ou corretiva. “Na manutenção preventiva, uma vez por mês o funcionário da empresa vai inspecionar os itens de segurança, lubrificação e ajustar ou substituir componentes gastos ou desregulados. Já na corretiva a manutenção é feita quantas vezes for necessário para solucionar possíveis problemas, basta o condomínio ligar para a empresa e solicitar o profissional”, diz o técnico da Atoss Elevadores, Valdir Moura. A única diferença deste para o contrato de manutenção integral é que nele, quando existe a necessidade de troca de peças o valor delas já está incluso no preço do serviço. O valor da manutenção depende do número de elevadores, da sofisticação deles e do tamanho do prédio. Geralmente é mais caro em elevadores comerciais porque estes precisam de manutenção constante e possuem equipamentos mais modernos. A manutenção em um imóvel de dez andares com dois elevadores simples, por exemplo, custa em média, R$ 240 fora o valor da troca de peças. Já com as peças inclusas, o custo mensal, chega a duplicar.

Fiscalização

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR), fiscaliza anualmente todas as empresas que fazem o serviço de manutenção de elevadores. Aquelas que estiverem fora das normas estabelecidas pela entidade são autuadas e perdem o registro. Para Moro, o usuário, se perceber algo incomum, deve comunicar imediatamente o síndico do prédio. “Se a pessoa ouvir algum barulho estranho, diferença entre o piso do elevador e o do corredor, entre outras coisas, deve comunicar o condomínio para que ele possa tomar as precauções necessárias”, diz. A ThyssenKrupp Elevadores, em pesquisa feita com clientes, constatou que a maioria dos usuários não sabe que o elevador passa por um check-up e nem sequer conhece qual é a empresa responsável pela manutenção. Por causa disso, estão fixando um selo no elevador com a data da vistoria e nome do funcionário. “Desta forma, o cliente tem como controlar a prestação do serviço de manutenção, além da garantia de que o elevador está em perfeitas condições de segurança”, diz o diretor de serviços, Paulo Manfroi. Em caso de denúncias ou informações sobre alguma empresa de manutenção a pessoa pode entrar em contato com o Crea-PR no 0800410067 ou no site www.crea-pr.org.br.

Fonte: http://www.construcaoecia.com.br/conteu ... 19&cont=53
ATENÇÃO:
  1. Antes de postar pesquise se já existe um tópico sobre o assunto;
  2. Leia nossas regras de conduta e termos e uso.
Participe do Guia da Obra e divulgue entre seus colegas da Construção! ;)
Avatar do usuário
Leandro
Administração GdO
Administração GdO
 
Mensagens: 766
Registrado em: 19:45 - Segunda-feira, 22/01/2007
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Manutenção de Elevadores

Mensagempor engcarlos » 15:56 - Sexta-feira, 19/06/2009

Manutenção de elevadores é uma atividade bem complexa, principalmente no que se refere à energia. Conheço prédios que funcionam via geradores depois das 18:00 nos horários de pico das grandes cidades. Estou procurando um manual de manutenção elétrica de geradores elétricos... vi um desses uma vez no site da WEG (www.weg.net/br), mas depois nunca mais achei. Alguém pode me indicar algum. Gostaria de um desses de empresas mesmo, para mostrar aos meus alunos.

Grato
engcarlos
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 2
Registrado em: 15:50 - Sexta-feira, 19/06/2009
Localização: São Paulo

Re: Manutenção de Elevadores

Mensagempor Leandro » 19:47 - Sexta-feira, 19/06/2009

engcarlos escreveu:Manutenção de elevadores é uma atividade bem complexa, principalmente no que se refere à energia. Conheço prédios que funcionam via geradores depois das 18:00 nos horários de pico das grandes cidades. Estou procurando um manual de manutenção elétrica de geradores elétricos... vi um desses uma vez no site da WEG (www.weg.net/br), mas depois nunca mais achei. Alguém pode me indicar algum. Gostaria de um desses de empresas mesmo, para mostrar aos meus alunos.

Grato


Então "engcarlos", diga mais sobre o que você precisa... existe um gerador elétrico em particular que precisa do manual? E que tipo de manual de manutenção você precisa?

Fiz uma busca no google mas não sei se é o que você precisa que apareceu nos resultados...
http://www.google.com.br/search?hl=pt-B ... 2&ie=UTF-8
ATENÇÃO:
  1. Antes de postar pesquise se já existe um tópico sobre o assunto;
  2. Leia nossas regras de conduta e termos e uso.
Participe do Guia da Obra e divulgue entre seus colegas da Construção! ;)
Avatar do usuário
Leandro
Administração GdO
Administração GdO
 
Mensagens: 766
Registrado em: 19:45 - Segunda-feira, 22/01/2007
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Manutenção de Elevadores

Mensagempor engcarlos » 15:48 - Quarta-feira, 01/07/2009

Obrigado! já achei alguns manuais que atendem!
abs!
engcarlos
Iniciante
Iniciante
 
Mensagens: 2
Registrado em: 15:50 - Sexta-feira, 19/06/2009
Localização: São Paulo

Re: Manutenção de Elevadores

Mensagempor Leandro » 17:09 - Quarta-feira, 01/07/2009

engcarlos escreveu:Obrigado! já achei alguns manuais que atendem!
abs!


Achou na internet? Compartilhe conosco o material que conseguiu... outros podem ter a mesma dúvida que você.

Abraço!
ATENÇÃO:
  1. Antes de postar pesquise se já existe um tópico sobre o assunto;
  2. Leia nossas regras de conduta e termos e uso.
Participe do Guia da Obra e divulgue entre seus colegas da Construção! ;)
Avatar do usuário
Leandro
Administração GdO
Administração GdO
 
Mensagens: 766
Registrado em: 19:45 - Segunda-feira, 22/01/2007
Localização: São Paulo - SP - Brasil


Voltar para Construção e Reformas em geral

 


  • Tópicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes