Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma




Caçamba de entulho: Porque alugar para sua obra?

Aterro, destino da caçamba de entulhoToda obra de construção ou reforma gera entulho, seja em pequena ou grande quantidade, qualquer obra gera entulhos. Quanto maior a cidade, maior a quantidade de obras e maior o volume de entulho gerado. Logo, devido ao crescimento das cidades e aumento da quantidade de obras, maior tem sido a preocupação com relação à destinação dos entulhos e geralmente a caçamba de entulho tem sido considerada a solução mais apropriada para a maioria das obras.

Cada vez mais precisamos cuidar do meio em que vivemos e precisamos realizar o nosso papel de forma correta e segura. O descarte de entulho de obras de construção ou reforma em locais adequados é um dos principais fatores para a conservação do meio ambiente nas cidades.

Uma das formas mais corretas e assertivas para descartar seu entulho é alugar uma caçamba de entulho, pois a empresa que a alugou será responsável pelo encaminhamento e descarte no aterro correto para o tipo de entulho removido da sua obra. Mesmo assim, é necessário ter muito cuidado e escolher uma empresa cadastrada e licenciada, com permissão para realizar este tipo de trabalho (aluguel de caçamba para coleta de entulho) pois no mercado infelizmente ainda existem empresas que despejam entulho em locais inapropriados, causando assim sérios problemas ao meio ambiente. Neste caso, tanto a empresa de aluguel de caçambas quanto o locatário da caçamba, proprietário do imóvel, poderão ser autuados e obrigados a pagarem multa de valor muito elevado.

A preservação do meio ambiente é algo sério, caso não tenhamos todo cuidado necessário, vamos acabar sofrendo no futuro, com problemas sérios como a falta de água potável, grandes áreas inutilizadas por causa da contaminação que poderiam ter dado lugar a plantações, parques, casas populares, etc.

Caçamba de entulho da empresa certa

Segundo pesquisa da Escola Politécnica da USP e do Sinduscon-SP, a cidade de São Paulo gera por ano mais de 70 milhões de reais em despesas relacionadas às atividades de transporte de entulho e aterros. Além desses gastos, o Estado precisa desembolsar um outra quantia para retirar entulhos despejados em locais inapropriados, destinando-os aos locais corretos podendo ser necessário efetuar incineração e troca de solo, sendo que  com esse valor gasto (desperdiçado), poderiam investir em obras públicas de infraestrutura urbana, saneamento, transporte, segurança, saúde e educação, que são tão necessárias para a população.

Não se trata apenas de empresas de entulho que realizam o descarte inadequado em locais como às margens de rios ou lagos; em vias públicas ou que vendem seu entulho para sucatas, existem aterros clandestinos que cobram um valor muito abaixo do mercado para essas empresas despejarem o entulho naquele local, porém, de forma totalmente desordenada, sem planejamento ou responsabilidade social e ambiental. Neste caso, os riscos são diversos, como contaminação do solo, do lençol freático e da população da região, que pode correr sérios riscos, afinal, que não se lembra do caso do acidente com Césio-137?

Os órgãos de fiscalização, como a polícia militar ambiental de cada Estado, estão cada vez mais atuando de forma eficaz nesses casos e trabalhando dia e noite contra essas empresas clandestinas, mas a ajuda de todos denunciando aterros clandestinos é fundamental. Vale a pena lembrar que crime ambiental é considerado grave e inafiançável, ou seja, autônomos ou funcionários de empresas que realizam o trabalho clandestino podem ser presos e não há fiança.

Etiqueta da EcologiaFaça sua parte e ajude o meio ambiente, realize o aluguel de caçamba somente com empresas de aluguel de caçambas que estejam devidamente cadastradas e licenciadas junto aos órgãos competentes, destinando seu entulho de forma correta e segura. Precisamos preservar nosso país para as gerações futuras ou simplesmente não haverá futuro.


Artigo por AlugarCaçambas.Com
Alugar Caçambas .Com

Share

Uma resposta para Caçamba de entulho: Porque alugar para sua obra?

  • Leandro dos Santos

    Quando o assunto é a remoção de entulhos em pequenas quantidades, geralmente inferiores a 1 ou 2 metros cúbicos, algo que jamais “encheria” completamente uma caçamba de entulho, algo muito comum em grandes centros urbanos atualmente é a contratação de trabalhadores informais, como “carroceiros” ou catadores de sucatas, para a remoção de entulhos. Esta é uma prática que deve ser evitada pelos geradores, pois a destinação do material coletado quase sempre são vias públicas, terrenos baldios e até córregos ou rios.

    Além disso, é comum também ouvirmos relatos de moradores que ao realizarem pequenas reformas em suas residências, simplesmente colocam o entulho gerado em sacos que serão levados pelo caminhão da coleta de lixo. Quando o coletor descobre, geralmente por causa do peso, não efetua a remoção do material, porém, sabe-se de casos em que o coletor recebe propina, geralmente em bairros mais nobres ou áreas comerciais, para fazer vista grossa e levar o material.

    É preciso maior fiscalização por parte das prefeituras para evitar estes tipos de ocorrências.

    Parabéns pela publicação, amigos do AlugarCaçambas.Com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Líder Locações
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Terraplenagem.Net Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net