Guia da Obra

Tudo sobre Construção e Reforma

Arquiteto ou Decorador?

Embora não devesse ser assim, é muito comum confundir quando se deve contratar um arquiteto ou contratar um decorador ou designer de interiores. Esta confusão pode acarretar em problemas sérios, principalmente no que diz respeito à atribuição legal e responsabilidade civil de arquitetos e decoradores ou designers de interiores.

Neste artigo daremos algumas dicas para orientar e auxiliar os consumidores na hora de escolher o profissional mais adequado para este ou aquele serviço na construção, reforma ou decoração, para tornar mais fácil a decisão da hora que surgirem dúvidas como: Quem eu devo contratar, Arquiteto ou Decorador? Decorador ou Designer de Interiores? Arquiteto ou Designer?

Decorador

Decorador

Normalmente o decorador é o profissional formado através de um curso de curta duração ou é um autodidata (pessoa que tem a capacidade de aprender sozinho, sem um mestre ou professor).

Geralmente as atribuições do decorador são mais restritas por não ter profundo conhecimento da obra, mais associadas à parte estética e não funcional, como escolha de acessórios, móveis ou cores, sem realizar alteração física na obra. O correto é o trabalho do profissional decorador não interferir no ambiente e no detalhamento de mobiliários, pois esta seria uma função do designer de interiores.

Designer de Interiores

Desenho de Design de Interiores

Os designers de interiores podem exercer a função dos decoradores, além de elaborarem o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmica e luminotécnica.

O profissional designer de interiores deve ser capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretiza-las através de projetos específicos de interiores. A reconstrução do espaço através da releitura do layout, da ampliação ou redução de espaços, dos efeitos cênicos e aplicações de tendências e novidades técnicas, do desenvolvimento de peças exclusivas.

Apesar de todas as atribuições do profissional designer de interiores, elas se restringem aos ambientes internos, auxiliando o arquiteto a resolver os espaços da edificação de forma a atender necessidades especificas de cada cliente.

Arquiteto

Arquiteto

O arquiteto é formado através de um curso de nível superior, de longa duração, geralmente de cinco anos, chamado de curso de arquitetura e urbanismo, onde são abordados temas como história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros.

O profissional formado em arquitetura, arquitetos e arquitetas, pode atuar em diversas áreas como estudo e planejamento de projetos, execução de desenho técnico, elaboração de orçamento, padronização, mensuração e controle de qualidade, execução de obra e serviços técnicos, iniciando seus trabalhos a partir da escolha do terreno para a construção, ou seja, a implantação de seu projeto, com parecer sobre localização, legislações idílicas e urbanas, aspectos ambientais e topográficos.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Líder Locações
Enquetes

O que mais impacta a construção civil?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Conheça também:
Terraplenagem.Net Escavadeira . Net Retroescavadeira . Net